sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Macedo e Vinhais vão apresentar moção ao Governo contra a não inclusão da ligação à Gudiña no PNI 2030

 Os municípios de Macedo de Cavaleiros e Vinhais vão apresentar ao Governo uma moção conjunta contra a não inclusão da ligação Macedo-Vinhais-Godiña (Espanha), através do IP2, no Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030).
A estrada fazia parte do plano da CIM Terras de Trás-os-Montes e o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, não entende o porquê de não ter sido incluída, dada a importância económica para a região:

“Não entendo o porquê, talvez seja devido ao elevado investimento que tem de ser feito. 

Era um projeto estruturante para o território, seria um motor de desenvolvimento económico e, neste momento, só se estão a privilegiar ligações a Castilha e León, quando temos uma relação muito próxima e importante, em termos económicos, com a região da Galiza.

Neste momento até o Eixo Atlântico, que envolve mais de 70 municípios de ambos os lados da fronteira, está contra este tipo de atitude que privilegia apenas um corredor, defendendo eles uma solução que passe pela Galiza. “

A moção é também assinada por outros municípios do lado português e galego.

Benjamim Rodrigues espera que a ligação transfronteiriça volte a ser incluída no plano até ao final do ano:

“Está em curso também um processo de apoio a esta solução que é encabeçado pela Xunta de Galicia e pela Diputación de Ourense. Portanto, é muito mais vasto do que se pode pensar pois não são apenas dois municípios do nordeste que o estão a fazer.

Queremos fazer seguir a moção dando conhecimento ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro, à Ministra da Coesão Territorial e ao Ministro das Infraestruturas.

Os ministros estão por dentro das nossas reivindicações e espero que até o final do ano possa haver uma reinclusão desta ligação transfronteiriça.”

Do lado do autarca de Vinhais, Luís Fernandes, não há dúvidas que a não inclusão da ligação rodoviária no plano traz prejuízos não só para a região, como para o país:

“Entendemos que tem prejuízos enormes para os dois concelhos, mas mais do que isso tem prejuízos para a própria região e para o país, porque o facto de não termos aqui uma ligação rodoviária em boas condições até à Galiza, não vai permitir que, quer a nível da mobilidade das pessoas mas sobretudo das mercadorias, haja aqui a valência da Estação do AVE que vai surgir na Godiña, a cerca de 20 minutos de Vinhais.

Vamos perder uma oportunidade muito grande, até porque estamos a falar de uma região da Galiza muito importante em termos económicos. É um erro deixar esta ligação de fora.

Em causa não está o facto de se fazerem outras ligações, mas esta é vital e importante.

Luís Fernandes garante que vão continuar a lutar pela ligação que considera ser uma “questão de justiça”:

“A esperança é a última a morrer e do nosso lado temos uma questão de justiça, necessidade e importância desta ligação. Enquanto autarcas cabe-nos o dever e a função de continuar a lutar por ela e ver se é possível integrá-la nesse plano, até porque não se trata só de uma reivindicação, mas sim de necessidade e de uma valência enorme que isso seria para a região.”

Esta já não é a primeira moção apresentada, embora de forma individual, por ambos os municípios a reivindicar esta ligação, que partiria de Macedo de Cavaleiros até Moimenta, em Vinhais, ligando depois à Godiña, já na Galiza, onde vai surgir uma estação da Alta Velocidade Espanhola (AVE).

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário