Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Hortas comunitárias do IPB vão ser modernizadas

 Projecto “Nature Garden” vai modernizar hortas
O projecto “Nature Garden” surgiu com o intuito de criar novas práticas de consumo e economia da água e de consciencialização do ecossistema do rio Fervença, explica Miguel Monteiro, um dos mentores do projecto. “Pretendemos digitalizar todo o consumo da água e o nível do caudal do rio. Para isso vamos criar um software com monitorização dos parâmetros relevantes. Vamos criar um semáforo de rega, uma aplicação móvel que irá indicar ao agricultor a necessidade de rega da horta e a pegada ecológica do seu consumo de água”.

O projecto “Nature Garden” requer um investimento de 80 mil euros, financiados pelo Fundo Ambiental. Com os novos sistemas de rega o objectivo passa também pela protecção e conservação da natureza e da biodiversidade. “Pretendemos fazer reparação de habitats de águas doces, cuja zona de distribuição natural é bastante reduzida e tem vindo a diminuir fortemente no território europeu”.

As hortas comunitárias já existem desde 2011 e são utilizadas, maioritariamente, pelos funcionários e alunos do IPB. Segundo Miguel Monteiro há fila de espera para a aquisição de uma horta. “Temos muita adesão. Temos uma grande lista de espera. É o sítio ideal para as pessoas descomprimirem um bocadinho depois de um dia de trabalho”.

Estão ainda a ser feitas acções de sensibilização para a necessidade de preservar a biodiversidade e proteger a natureza. As sessões estão abertas a todos os interessados. A próxima é já esta quarta-feira com o tema “Horticultura familiar: situação actual, desafios e oportunidades”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário