É promovido pela CPCJ de Freixo e tem como objetivo alertar para um problema sério que pode estar a ser agravado com o confinamento, como explica Fernanda Fernandes, da CPCJ:
“Com a questão do Covid-19 sente-se que é ainda mais importante prevenir, informar, formar e promover este tipo de iniciativas para facilitar um pouco todo o processo, quer de sinalização quer de saber como agir com crianças, que acabam por estar mais isoladas nesta altura, e por vezes com o perigo.
É uma temática bastante importante e achamos por bem fazê-la em duas vertentes: quer na escola, informando e formando os alunos, nomeadamente o 3º ciclo, e, por outro lado, este seminário para dar formação aos professores, quer aos auxiliares como às instituições que trabalham com crianças, tentando detetar, perceber e depois saber como agir.”
Até porque os problemas relacionados com o abuso sexual de crianças muitas vezes não são reportados pelas próprias vítimas:
“Essas não são questões que se reportem muito porque é algo que normalmente a criança não conta. O que os estudos nos dizem é que, por norma, acontece com pessoas muito próximas.
Eu sou professora e ao longo destes anos acabo por perceber alguns sinais e situações na escola que me deixam preocupada.”
Do programa contam vários oradores, com destaque para o escritor e orientador educacional Xavier Caparrós, que vem de Barcelona:
“Vamos ter a participação da CPCJ que nos vem falar um pouco do que é a convenção de Lanzarote e qual o regime jurídico aplicável a estas situações.
Depois teremos a GNR, que é quem atua numa primeira instância, e nos vai falar de prevenir comportamentos de risco das crianças, no que toca a imagens e vídeos sexualmente explícitos produzidos pelas próprias.
Depois teremos um orador convidado, o Xavier Caparrós, que vem de Barcelona e nos vai falar daquilo que se passa nas escolas, falando-nos do exemplo de Espanha e daquilo que tem sido o seu trabalho nestas matérias de identificação e prevenção.”
O evento conta com o apoio da autarquia de Freixo de Espada à Cinta, cuja presidente da câmara, Maria do Céu Quintas, considera ser uma iniciativa importante para sensibilizar para a questão:
“Acho que é importante para sensibilizar, até porque este é um tema que, muitas vezes, não é falado nem é feito nada em relação a isso. Foi bom ter havido a lembrança de realizar este seminário aqui em Freixo de Espada à Cinta, o que não quer dizer que seja só para nós, pois o objetivo é chegar a muita gente.”
A organização está a tentar ter algum público presente, embora ainda não seja certo, devido às limitações criadas pela pandemia. No entanto, pode ser feita interação online.
O evento vai ser transmitido em vídeo através da página de Facebook e site da Rádio Onda Livre, tem hora marcada para as 14h30 no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta.
Sem comentários:
Enviar um comentário