Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Ninhos de vespa asiática destruídos em Mirandela e Miranda do Douro

 A presença da vespa asiática continua a disseminar-se em Trás-os-Montes, em especial na zona da Terra Quente, a mais atingida na região.
Nos últimos dias, foi destruído um ninho de vespa velutina no concelho em Mirandela. Segundo o presidente da cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente, José Domingos Carneiro, os números têm vindo a crescer de ano para ano em vários concelhos. “A incidência está a aumentar. Tem aparecido mais. Até agora já foram destruídos 17 ninhos, em Vila Flor um, em Torre de Moncorvo quatro, em Macedo de Cavaleiros, em 2018 um, em 2019 outro e em 2020 já foram destruídos três e há mais seis para destruir”.

O representante dos apicultores salienta que a vespa invasora tem efeitos na actividade apícola e agrícola, bem como junto da comunidade. “Tem a ver com a saúde pública também. Se uma pessoa for picada vai parar ao hospital. Elas apareceram dentro da própria cidade de Mirandela e atacam dentro das próprias colmeias”.

Também em Atenor, uma aldeia do concelho de Miranda do Douro, o serviço municipal de protecção civil destruiu nos últimos dias um ninho de vespa velutina. Foi o primeiro detectado naquele concelho, como confirmou o presidente da câmara de Miranda, Artur Nunes. “Foi o primeiro encontrado no concelho. Foi descoberto por populares e foi transmitido aos próprios bombeiros. Estamos a alertar todas as freguesias para que, casos sejam detectados ninhos daquela natureza, seja comunicado à Protecção Civil e, a partir daqui, podermos destrui-los e ver o que poderemos fazer no combate à vespa. Vamos ter que tomar medidas concretas para tentar erradicar esta praga”.

A detecção ou suspeita da presença de vespa velutina deve ser comunicada à respectiva câmara municipal.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário