Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Ansiães Douro Trail 2021 com maior número de participantes de sempre

 A prova de Trail Running regressa a 10 de outubro e tem 431 atletas inscritos. Este evento desportivo está certificado pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) e integra a Taça de Portugal de Trail 2021.

Flor Madureira e João Oliveira

O Ansiães Douro Trail nunca teve tantos participantes inscritos como na edição de 2021, que acontece no próximo dia 10 de outubro.

As inscrições encerraram a 27 de setembro e a organização alertou que não podia aceitar mais participantes porque a procura excedeu os limites traçados, superando todas as melhores expectativas. “Contamos com 431 inscrições”, revelou João Neves, da empresa PortugalNTN®, que co-organiza o evento com o Município de Carrazeda de Ansiães.

Este evento desportivo está certificado pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP) e integra a Taça de Portugal de Trail 2021.

Esta é já a quarta edição do Ansiães Douro Trail que junta ao seu caracter desportivo uma forte componente turística de descoberta de um território com paisagens únicas, dando a oportunidade aos participantes e à assistência, de conhecer o Castelo de Ansiães e o Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património Mundial.

Os participantes inscritos distribuem-se pelas três modalidades que integram o evento, que se desenvolve nos trilhos, caminhos rurais e estradões do concelho de Carrazeda de Ansiães:

- ADT29K com a distância aproximada de 29km com desnível positivo acumulado de 888m e com desnível negativo acumulado de 888.

- ADT16K com a distância aproximada de 16,4 km com desnível positivo acumulado de 475m e com desnível negativo acumulado de 475.

- Caminhada pedestre, sem intuito competitivo, com uma distância aproximada de 10,9km com desnível positivo acumulado de 277m e com desnível negativo acumulado de 406m.

Para além da forte componente desportiva, este evento é uma excelente oportunidade para dar a conhecer Carrazeda de Ansiães. Alias, a caminhada, não sendo uma prova de competição, é um momento que permite aos participantes sentir o território, percorrendo Trilhos que promovem a paisagem, o património e a cultura local.

Do ponto de vista desportivo e pelo facto desta prova integrar a Taça de Portugal, o Ansiães Douro Trail atrai atletas de todo o país e também da vizinha Espanha, com especial incidência nas regiões de Trás-os-Montes e alto Douro, Alto Tâmega, Porto e zonas de Viseu e Aveiro.

Flor Madureira e João Oliveira

“O Ansiães Douro Trail está organizado, bem marcado, tem bons postos de abastecimento, com paisagens fantásticas cheias de vida. É uma oportunidade de correr pelas vinhas do Douro, pelos pomares de macieiras e de Oliveiras. Aldeias com encanto único e seu castelo em que o tempo não lhe tira a sua beleza.” Assim se refere o ultramaratonista João Oliveira a esta prova em Carrazeda de Ansiães que, juntamente com Flor Madureira, apadrinha.

A presença destes dois atletas de referência nacional e internacional é, sem dúvida, um incentivo para os atletas e entusiastas da modalidade.

Para além disso, o seu nome e reputação, reforça a confiança que a organização incute a esta iniciativa. Em 2020, devido à pandemia pela doença COVID-19 a prova não se realizou, este ano já não há impedimentos, apesar dos cuidados reforçados que a organização impôs: “É o regresso, com CONFIANÇA, aos desportos de turismo de natureza que, neste caso, constituem uma excelente oportunidade de conhecer, experimentar e sentir um território fantástico”, argumenta o organizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário