Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Rastreios de saúde visual infantil estão a ser retomados nos centros de saúde do distrito de Bragança

 A Unidade Local de Saúde do Nordeste está a retomar os rastreios de saúde visual infantil nos centros de saúde do distrito.


O projeto começou em 2018 e foi interrompido devido à pandemia. Chegaram a ser rastreadas 600 crianças. O objetivo é identificar as crianças com alterações oftalmológicas capazes de provocar ambliopia, mais conhecida como “olho preguiçoso”, que é uma disfunção visual que consiste na diminuição da acuidade visual de um ou dos dois olhos devido a problemas no desenvolvimento da visão durante a primeira infância.

Todas as crianças inscritas nos centros de saúde do distrito são avaliadas no primeiro semestre em que completam dois anos de idade e voltam a sê-lo no semestre em que completam quatro.

O exame é realizado por um enfermeiro, através de um estímulo luminoso e um sonoro que permitem chamar a atenção da criança e determinar se há erro refrativo e alinhamento ocular. Os exames são depois lidos por um médico oftalmologia e em caso de haver necessidade de observação e/ou tratamento, encaminha a criança para os serviços hospitalares.

Os enfermeiros estiveram a receber formação para atualização de conhecimentos e o programa foi retomado já no Centro de Saúde de Mirandela I, o que vai acontecer nos restantes ao longo do mês.

Este rastreio está integrado no Programa Nacional de Saúde Infantil, sendo monitorizado pela ARS Norte e acompanhado pela Direção-Geral da Saúde.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário