Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

App PN2000: "Uma aplicação como esta é uma excelente iniciativa para promover uma maior divulgação e conhecimento da Rede Natura 2000"

 A aplicação para dispositivos móveis (app) Passaporte Natura 2000, que permite descobrir a natureza, o património e as comunidades da maior rede de áreas protegidas do mundo, a Rede Natura 2000, foi lançada publicamente na passada sexta-feira, 1 de julho de 2022, no PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura, em Vimioso, no distrito de Bragança. Descarregue a app no Google Play ou na App Store.

Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia. Fotografia Uliana de Castro/Palombar.

"Uma aplicação como esta é uma excelente iniciativa, nomeadamente para promover uma maior divulgação e conhecimento da Rede Natura 2000", afirmou Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, que participou no evento através de um vídeo gravado para a ocasião.

"Vejo um grande potencial para ser expandido para o resto do território nacional, sem esquecer as regiões autónomas", destacou ainda Humberto Rosa, acrescentando que a app "só nos pode ajudar na nossa política europeia de Natureza e Biodiversidade".

Jorge Fidalgo, presidente da Câmara Municipal de Vimioso, sublinhou a importância da aplicação para revelar a riqueza natural e patrimonial do concelho de Vimioso e a sua importância para dinamizar a região, alertando também para a necessidade de mais investimento público no interior do país, atendendo às especificidades de cada concelho.

Jorge Dias, diretor do Departamento Regional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade do Norte, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, salientou, por sua vez, o trabalho fundamental desenvolvido pela Palombar na área da conservação da Natureza na região norte e o potencial da app para valorizar a biodiversidade e os habitats protegidos no âmbito da Rede Natura 2000.

João Ribeiro da Silva, chefe da Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte, considera que a app Passaporte Natura 2000 permite aliar a conservação da natureza à valorização da cultura e património locais, sendo uma ferramenta inovadora de promoção da cultura e desenvolvimento do território.

O evento de lançamento da app contou também com a saída de campo “Explorar a app Passaporte Natura 2000 no território”, durante a qual foram visitados três locais disponíveis na app, nomeadamente os Escrinhos, em Vilar Seco (Vimioso), da categoria Comunidades do Passaporte Natura 2000; o Sobreiral, na Granja (Miranda do Douro), da categoria Natureza, e as Grutas de Santo Adrião, em São Pedro da Silva (Miranda do Douro), da categoria Património.

Sem comentários:

Enviar um comentário