Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

COOPERATIVA DE OLIVICULTORES DE VALPAÇOS VENCE ELEIÇÕES PARA A DIREÇÃO DA AOTAD EM MIRANDELA

 MANUEL PAULO RIBEIRO DEVERÁ ASSUMIR O CARGO DE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE OLIVICULTORES DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO SUCEDENDO A ANTÓNIO BRANCO.


A Cooperativa de Olivicultores de Valpaços foi, esta quinta-feira, eleita presidente da AOTAD (Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro) - entidade gestora do azeite de Trás-os-Montes DOP com sede em Mirandela - para um mandato de três anos, ao recolher 72 votos entre os 200 associados.

Manuel Paulo Ribeiro, representante da Cooperativa, encabeçou a única lista que se apresentou a sufrágio nesta associação que deverá assumir o cargo de presidente da AOTAD, sucedendo a António Branco (ex-presidente da Câmara de Mirandela) que liderou a associação,  desde 2011.

Artur Aragão, de Alfândega da Fé, deverá ser o vice-presidente, em representação da MC Rabaçal e Aragão Lda, da qual é sócio-gerente.

Francisco Vilela, em representação da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, será o Secretário, enquanto Henrique Cardoso, em representação do Azeite Biológico de Abreiro, será o tesoureiro.

Na direção, vão ainda ter lugar como vogais Amílcar Silva, agricultor de Rego de Vide, José Manuel Nozelos, agricultor de Torre de Dona Chama e Francisco Manuel, agricultor de Mirandela.

“Defender a região promovendo cada vez mais a DOP Trás-os-Montes, equilibrar financeiramente as contas da Associação, colocar a Associação ao serviço dos sócios e da fileira do Azeite, valorizar o Azeite DOP Trás-os-Montes para tornar o setor viável financeiramente e criar valor agregado que leve o agricultor a produzir cada vez mais e cada vez com melhor qualidade, apoiar tecnicamente o agricultor para que este produza mais e melhor e, por fim, divulgar a DOP Trás-os-Montes para que aumente a procura e o consumo deste azeite”, são as principais prioridades avançadas pela lista vencedora, cuja tomada de posse está agendada para o dia 28 de julho.

O Azeite de Trás-os-Montes DOP, cuja entidade gestora é a AOTAD, é um Azeite virgem extra e azeite virgem produzido a partir das variedades de azeitona Verdeal transmontana, madural, cobrançosa, cordovil e ainda 5% de outras variedades nacionais.

É produzido na região Transmontana, nos concelhos de Mirandela, Vila Flor, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães e ainda em algumas freguesias dos concelhos de Valpaços, Murça, Moncorvo, Mogadouro, Vimioso e de Bragança.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário