Este evento vai acontecer no dia 7 de julho, às 21 horas no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais e consistirá numa conversa aberta à população, para a qual serão convidados especialistas dos temas em questão.
Trás-os-Montes continua a ser, ainda hoje, um lugar exótico tanto simbólica como fisicamente. O isolamento a que esteve sujeito durante anos possibilitou a continuidade de algumas práticas ancestrais, mas numa época em que as distâncias físicas vão perdendo a importância e as distinções entre rural e urbano já não são tão claras, quais são os Trás-os-Montes que imaginamos no presente? Que contradições existem entre o mito e a realidade. Serão estas conciliáveis?
São nossos convidados Roberto Afonso, professor, escritor e colecionador de arte popular, e António Pinelo Tiza, escritor e investigador sobre rituais festivos com máscaras e das danças de paus.
A conversa será seguida de um momento musical com vídeo-projeção. Este cine-concerto “Alvorada” consistirá numa abordagem experimental aos sons e imagens do nordeste transmontano, uma exploração dos artistas sonoros Nuno Preto e João Sarnadas, com manipulação de imagens de arquivo do cineasta Gonçalo Mota.
Sem comentários:
Enviar um comentário