Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de setembro de 2022

“Crónicas sobre o Douro… e outros temas”, de Luís Braga da Cruz, apresentado a 7 de setembro na CCDR-Norte

 Na visão de António Cunha, atual Presidente da CCDR-Norte, “este ato é de inteira justiça e distingue um exemplo de serviço público e dedicação ao Norte”. “Sendo o mais duradouro presidente da instituição, moldou profundamente a cultura de planeamento regional, de diálogo e de gestão da CCDR-NORTE”, sublinha.


Realiza-se a 7 de setembro, pelas 17 horas, na sede da CCDR-NORTE, a apresentação do livro “Crónicas sobre o Douro… e outros temas”, da autoria de Luís Braga da Cruz. A sessão conta com a participação do autor, de Luís Valente de Oliveira e Miguel Cadilhe, assim como do Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha.

Na ocasião, será atribuído o nome de Luís Braga da Cruz ao auditório da CCDR-NORTE, como ato de homenagem da instituição ao seu antigo Presidente (1986-1995 e 1996-2001).

Na visão de António Cunha, atual Presidente da CCDR-NORTE, “este ato é de inteira justiça e distingue um exemplo de serviço público e dedicação ao Norte”. “Sendo o mais duradouro presidente da instituição, moldou profundamente a cultura de planeamento regional, de diálogo e de gestão da CCDR-NORTE”, sublinha.

Luís Braga da Cruz ocupou o cargo de presidente da então CCRN durante mais de 14 anos, em dois mandatos diferentes (1986-1995 e 1996-2001). Nesse exercício, entre muitos aspetos, destacou-se pelo desenvolvimento das competências de planeamento e gestão da instituição, na fundação e dinamização das comunidades de trabalho com as regiões transfronteiriças da Galiza e de Castela e Leão, no início dos anos 90 do século XX, e na presidência de organizações regionais europeias como a AREV (Associação das Regiões Europeias Vitícolas), entre 1998 e 2001.

Do seu percurso público destacam-se ainda as funções de Ministro da Economia do XIV Governo Constitucional e a liderança de outras instituições nortenhas tão relevantes como a Fundação de Serralves, a Fundação Rei Afonso Henriques e a Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto, a que presidiu.

Distinguido com condecorações dentro e além-fronteiras, foi ainda professor catedrático convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário