Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

I Festival do Careto já tem datas marcadas para julho em Podence

 De 28 a 30 de julho, a aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, promove o I Festival do Careto.


Trata-se de um evento com música tradicional e atividades variadas, muitas delas semelhantes ao que acontece durante o Entrudo Chocalheiro, mas com iniciativas a decorrer também no Azibo, revela o presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro:

“Assenta na parte da música tradicional, acima de tudo, com concertos à noite e atividades que também acontecem no Entrudo, mas agora transitando para o verão.

Caminhadas, passeios pedestres, passeios de barco no Azibo, canoagem, workshops a nível de máscaras e a experiência ser careto. 

São várias atividades inseridas no programa do I Festival do Careto, que está ainda a ser discutido com as várias entidades que fazem parte do evento.”

Não se trata de um Carnaval de verão mas também vai haver caretos a chocalhar e tabernas:

“Quando se pensou em fazer este festival não foi com a ideia de ser um Carnaval de verão. Não podemos desvirtuar a essência e identidade da tradição.

No segundo dia, sábado, em que haverá mais visitantes, os caretos vão chocalhar pelas ruas de Podence, ao final da tarde.

As atividades necessitam de inscrição.”

O festival conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que poderá passar por Podence durante esses dias:

“Há uma boa relação com o Presidente da República, como tal desafiei-o e ele aceitou. E até poderá vir dar um mergulho ao Azibo, há essa possibilidade, depende da agenda dele.”

O I Festival do Careto é realizado em parceria entre a Associação Grupo dos Caretos de Podence, a Junta de Freguesia de Podence, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e os Bombeiros Voluntários.

O objetivo é que o evento se autofinancie, através da bilheteira e patrocinadores:

“Todos os que quiserem contribuir para o festival têm de se associar.

Temos um orçamento que ronda os 25 mil euros e temos de trabalhar para que consigamos fazer com que o festival se pague a si mesmo.

Esse trabalho tem de ser feito durante os próximos três meses e depois durante os três dias do evento, arranjando mais parceiros.

Há um preço para a entrada no festival, ainda não decidimos de quant0 mas serão valores simbólicos. Não queremos ganhar dinheiro com o festival mas sim que ele se pague a si próprio.

Estamos em negociação com algumas entidades para que nos possam dar algum apoio, pois 25 mil euros para um festival destes precisa de muita arte e engenho. “

A intenção de se realizar este festival já vem desde 2019 mas, devido à pandemia, só agora é possível concretizá-lo.

O programa ainda não está fechado mas já está confirmada a presença dos Galandum Galundaina.

O I Festival do Careto integra também a centena de atividades comemorativas dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

Declarações de António Carneiro, ontem à noite no programa Conversa Aberta da Onda Livre.

Pode voltar a ouvir na íntegra na próxima terça-feira, às 21h, ou a qualquer momento no site e Facebook da Onda Livre, AQUI.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário