Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

25 de abril: Mirandela dedica programa à liberdade e democracia

 No âmbito do 49.º aniversário do dia em que os valores da paz, da liberdade e da democracia marcaram o rumo de Portugal, a Câmara Municipal de Mirandela, em parceria com várias entidades do concelho, assinala as comemorações do 25 de Abril de 2023 com concertos, sessões solenes e diversos momentos culturais.


A 24 de abril, dia que antecede o feriado nacional, a zona pedonal da Rua da República converte-se num espaço dedicado à “Liberdade para Ler”. Partindo do princípio de que as bibliotecas públicas devem ser locais de encontro e de partilha, onde o envolvimento com a comunidade onde se inserem é fundamental, a Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel promove, “fora de portas”, clubes de leituras destinados a crianças e adultos e oferta de livros num estendal, disponíveis entre as 09:30 e as 17 horas.

Na sala do patrono deste equipamento municipal estará patente uma exposição de livros de escritores portugueses e estrangeiros que foram proibidos pela ditadura do Estado Novo, com especial referência ao livro de Sarmento Pimentel, “As memórias do capitão”.

O serão ficará marcado pelo reconhecimento do músico Rão Kyao a Zeca Afonso através da recriação, em flauta, de temas como: Verdes Anos, Maio Maduro Maio, entre outras belíssimas composições. O espetáculo sobe ao palco do Centro Cultural de Mirandela (CCM) pelas 21:30 horas e tem um custo de 5 euros.

Na manhã de 25 de abril, no Paço dos Távoras e no CCM, decorrerão as habituais cerimónias de hastear de bandeiras e de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal local que contará com a prestação musical da Escola Profissional de Arte de Mirandela – ESPROARTE, que marcará igualmente presença, a partir das 12 horas, numa das principais ruas da cidade do Tua (Rua da República).

Durante a tarde deste dia, a partir das 14 horas, no anfiteatro do Parque Dr. José Gama, alunos da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela celebram a liberdade conquistada pelo povo português, unindo artistas com diferentes culturas e que possuem a sua própria perspetiva do que é a liberdade, através do recurso a diferentes expressões artísticas: música, escultura, pintura e multimédia. A entrada é livre e aberta a todos os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário