Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Torneio e Mercado Medieval regressam a Carrazeda de Ansiães em junho. Inscrições já estão abertas

 Estão a decorrer as inscrições para participação por parte de artífices, artesãos, mercadores e regatões interessados em participar no Torneio e Mercado Medieval que vai acontecer nos dias 2,3 e 4 de junho em Carrazeda de Ansiães.


O evento está marcado para os dias 2,3 e 4 de junho e integra as comemorações da “Cidade Europeia do Vinho”.

Para além da componente do torneio medieval, com uma competição de várias modalidades em combates reais de duelos ou em grupos, há a vertente do mercado medieval onde podem candidatar-se comerciantes de diferentes áreas, tendo sempre preferência os interessados do próprio concelho. As inscrições decorrem até 30 de abril e podem ser feitas AQUI.

Para as tabernas podem candidatar-se todas as empresas de restauração e bebidas que cumpram os objetivos da Recriação Histórica da Época Medieval, assim como as Associações e Instituições equivalentes do Concelho de Carrazeda de Ansiães.

Artesãos, Artífices, Mercadores, Regatões, Comerciantes, e outros que cumpram os objetivos de Recriação Histórica da Época Medieval com proveniência nacional e internacional podem candidatar-se aos espaços com tenda própria e barracas disponibilizadas pela organização.

Pequenos agricultores do Concelho de Carrazeda de Ansiães que pretendam participar no evento para expor e vender produtos agrícolas e animais da sua própria criação ou produção, também podem fazer a inscrição.

Na categoria de “Artesãos ou Artífices” a organização admite todos os participantes que promovam a venda de produtos/materiais de produção própria e de forma artesanal, nomeadamente arte de trabalhar ferro, madeira, pedra, couro e/ou outras peles, feltro, tecido, lãs, sabões e afins, velas artesanais, flores secas (coroas, fitas e afins), bijuteria, joalharia, ourivesaria e/ou outros adornos. Sejam preferencialmente detentores da Carta de Artesão e que possam executar trabalho ao vivo no Mercado Medieval, como função pedagógica/lúdica.

Na categoria de “Mercadores” enquadram-se aqueles que se dediquem à preparação, confeção e venda de produtos alimentares, doces conventuais, compotas, mel, crepes, frutos secos, ervas medicinais, bebidas e outras porções que respeitem todas as normas de higiene e segurança alimentar estipuladas pelo HACCP. São ainda englobados nesta categoria todos os que promovam a venda de produtos/materiais enquadrados na época medieval e que não sejam produzidos pelos próprios.

Na categoria de “Místicos” entram todos os que promovam a venda de produtos/materiais e/ou conhecimentos relacionados com as artes do esotérico, adivinhação e/ou previsão.

Há ainda os “Regatões” com ou sem ponto fixo de venda, que são todos os que promovam o pequeno comércio de bens alimentares/bebidas.

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães atribui todos os espaços gratuitamente.


Por integrar o evento “Cidade Europeia do Vinho”, o Torneio e o Mercado Medieval vai ainda disponibilizar quatro barracas para expositores de vinho, com preferência para entidades do Concelho de Carrazeda de Ansiães; e oito barracas para expositores com diversificados produtos.

As candidaturas devem ser remetidas até ao dia 30 de abril de 2023 através de inscrição on-line, obedecendo ao REGULAMENTO  que pode ser consultado no website do município.

Resta acrescentar que os vendedores têm de estar obrigatoriamente trajados nas tendas, sendo os trajes da responsabilidade dos participantes, os motivos e materiais utilizados na decoração ambiente devem recriar a época medieval, os elementos contemporâneos utilizados nas estruturas de apoio à exposição devem ser devidamente camuflados. Durante o período de realização do evento, os participantes só poderão vender ou produzir exclusivamente os materiais e os produtos que forem aprovados pela organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário