Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Vila Flor acolhe a Paddle Battle que concilia desportos aquáticos e de montanha

 O projeto é desenvolvido pela empresa Flower People X conta com a Parceria do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e acontece, rotativamente, nos municípios que integram esta área protegida.


As localidades de Vieiro e Freixiel, no concelho de Vila Flor, recebem no dia 9 de setembro a 3ª edição da Paddle Battle, uma iniciativa desportiva que concilia atividades na água, Stand Up Paddle, com corrida de montanha.

A organização estima a participação de cerca de 60 pessoas.

As equipas, de duas pessoas, são desafiadas a fazer as provas separadamente, enquanto um dos elementos fica nas provas no rio Tua, o outro elemento vai fazer a corrida de montanha, na segunda largada trocam as modalidades.

O percurso do Stand Up Paddle contempla 10 quilómetros (5km ida + 5km volta) do rio Tua, com início e fim na estação de Abreiro / Vieiro, seguindo no sentido barragem e posterior regresso.

O percurso da corrida segue a PR1 VFL (Trilho do Tua – Vieiro – Freixiel) representando 22km (ida e volta). Para além do desempenho técnico das equipas, da velocidade com que concretizam a prova, na classificação existe ainda um elemento que torna esta experiência diferenciadora: o melhor prémio da competição, “Catalixo”, contempla o atleta que recolher mais lixo durante as provas, em terra e no rio.

“Acreditamos que as melhores coisas da vida não são coisas”, refere a organização, a cargo da empresa Flower People X, que conta com o patrocínio do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e do município de Vila Flor.

Esta iniciativa foi criada em 2020, com o objetivo de motivar os amantes dos desportos e do ar livre, num ano de calendário pouco competitivo. Em 2021 o município de Carrazeda de Ansiães acolheu o evento e face ao sucesso alcançado, seguiu para Alijó e, desta vez, para Vila Flor, mantendo o apoio do PNRVT.

“Estão em causa duas modalidades que fazem parte da estratégia de promoção que pensamos para o Vale do Tua. São desportos de natureza que apaixonam os praticantes e que funcionam muito bem na promoção daquilo que são os nossos maiores valores: a paisagem, a qualidade ambiental e as pessoas”, refere o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.

A Flower people X, define-se como uma empresa encontra na diversão “a maneira de estar, preservar a natureza, cuidar dela, catar lixo”.

“Somos todos amantes do desporto, amantes da natureza, viciados em aventura, doadores de energia. Nós somos o Povo das Flores!”, assim se autodefine esta equipa que oferece um negócio de aventura “xperience” customizado. “Sempre foi sobre fazer o que amamos e amar o que fazemos. Estamos aqui para compartilhar nossa aventura e torná-la sua!”, acrescentam.

Sem comentários:

Enviar um comentário