Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Abstenção no distrito de Bragança acima da média nacional

A abstenção elevada marcou as eleições europeias de ontem e o distrito de Bragança não foi excepção. Apenas cerca de 29 por cento dos eleitores foram às urnas, o que significa que a abstenção no Nordeste Transmontano se situa nos 71 por cento.
Em relação aos resultados, no distrito de Bragança a coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições, contrariando o resultado nacional, em que o PS ficou à frente. 
No distrito, o PSD coligado com o CDS-PP conseguiu 40,34 por cento dos votos, menos cerca de seis por cento da votação conseguida pelo PSD sem coligação em 2009. Ainda assim, o líder distrital dos social-democratas, José Silvano, mostra-se satisfeito com o resultado, mas considera a taxa de abstenção alarmante. “Não é uma surpresa absoluta porque o PSD mesmo em momentos difíceis consegue ganhar no distrito de Bragança mas numas eleições europeias com uma abstenção acima da média nacional da abstenção todos temos que estar preocupados com isto”, sublinha. 
O Partido Socialista venceu a nível nacional, mas no distrito de Bragança ficou em segundo lugar, com 34,31 por cento dos votos, contra os 24,44 atingidos em 2009. O líder distrital do PS, Jorge Gomes, assume a derrota no distrito, mas lembra que o PS saiu reforçado na votação em relação às Europeias de 2009. “O partido socialista melhorou muito os resultados. Teve vitórias que para nós foram bastante expressivas. 
Os níveis de abstenção atingidos é algo preocupante e de nos obrigar a repensar futurosa atos eleitorais saber como podemos sensibilizar as pessoas para o exercício da cidadania”, considera. Ainda no distrito de Bragança o MPT foi o partido que registou uma maior subida passando de 0.5 em 2009 para 5,31. 
O PCP subiu ligeiramente, passando de 4,21 por cento para 4,36. Já o Bloco de Esquerda foi o partido que registou uma maior diminuição de votos no distrito de Bragança. Passando de 6,63 por cento para 2,46. As Europeias ficaram marcadas pela fraca afluência às urnas. No distrito de Bragança a taxa de abstenção ronda os 71 por cento, enquanto no País se situa nos 66 por cento. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário