Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Estudantes espanhóis visitam nordeste transmontano

Um grupo de 15 estudantes da Universidade de Alicante, em Espanha, está no nordeste transmontano a conhecer a cultura e pontos de interesse locais. 
Uma visita de cinco dias em que os estudantes do mestrado em Desenvolvimento Local podem contactar com novas experiências importantes para a sua investigação académica. 
A ideia partiu do professor Alfonso Hortelano da Universidade de Salamanca. “Já viemos com vários cursos de Salamanca. É uma zona que para nós é um laboratório de experiências, para que os alunos vão consolidando no terreno o que lhes ensinamos nas aulas. O concelho de Bragança, Vinhais Vimioso, Miranda Do Douro, são muito atractivos para nós”, sublinha. Alfonso Hortelano convidou o professor Antonio Puche da Universidade de Alicante a trazer os seus alunos. 
O coordenador académico aceitou o convite, salientando a importância de conhecer exemplos de projectos que combatem a desertificação e promovem o turismo e a economia de regiões com baixa densidade populacional. “Podemos ver de que maneira, através do financiamento europeu, da câmara municipal e outras entidades e da participação da população se estão a levar a cabo projectos que são bons exemplos de desenvolvimento local em zonas de interior e agrícolas como estas”, frisa. Os estudantes elogiam a iniciativa e prometem voltar de férias para o nordeste transmontano para conhecer melhor as potencialidades da região. “É muito bonito, é tudo muito verde, com vistas magníficas e gente muito amável. Gostei muito da zona e quero que a minha família a conhça também”, afirma Cristina Ramirez. “Oxalá tenha oportunidade de voltar com mais tempo, de férias”, acrescenta Matias Manuel. 
Paulo Hermenegildo, começou a colaborar com este projecto de trazer estudantes espanhóis para visitar o nordeste transmontano, em colaboração com a Universidade de Salamanca, na altura em que era presidente da Junta de Freguesia de Rabal. Agora como secretário da União de Freguesias de Santa Maria, Sé e Meixedo quer expandir a iniciativa e envolver mais instituições no projecto. “Já surgiu a ideia de estabelecermos através da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, um protocolo com mais juntas de freguesias à volta do perímetro urbano, como Rabal, Gimonde e mais algumas que se queiram associar e o Instituto Politécnico de Bragança. Iremos contactar o IPB no sentido de estabelecer uma parceria para intercâmbio de alunos”, revela.
A visita dos estudantes de Alicante ao distrito de Bragança começou na terça-feira e termina amanhã, passando por instituições, monumentos e empresas da região.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário