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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Autarca de Bragança diz que portagens são uma "machadada" para a região

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, classificou hoje a introdução de portagens na Autoestrada Transmontana como "uma machadada" para a região e acusou o Governo de quebrar a relação de confiança que existia sobre esta matéria.
O autarca social-democrata entende que o recente anúncio feito pelo Governo no sentido de que está a estudar a introdução de portagens na autoestrada concluída há poucos meses "é penalizadora" e "ao mesmo tempo vem quebrar aqui aquilo que era uma relação de confiança que tinha sido criada e estabelecida aquando da construção".
Hernâni Dias lembrou que "aquilo que tinha ficado assumido é que não haveria portagens e se as portagens vierem a ser introduzidas serão muito más e obviamente que vão contribuir cada vez mais para o despovoamento do Interior, para o afastamento do Interior do Litoral e vão onerar tudo aquilo que tem a ver com o transporte de mercadorias e de passageiros".
A Autoestrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança faz parte de uma das duas empreitadas- a outra é a do Marão- para prolongamento da A4 (a denominação que consta na sinalização), do Porto até à fronteira de Quintanilha, em Bragança.
A obra foi executada em regime de Parceria Pública Privada e classificada pelo então primeiro-Ministro socialista José Sócrates como "a autoestrada da justiça" por a região ser a última do país a ter uma estrada com este perfil e ter esperado décadas pela melhoria das acessibilidades rodoviárias.
No contrato de concessão está estabelecido que os únicos troços portajados dos cerca de 130 quilómetros serão as variantes de Bragança e Vila Real por terem como alternativa o antigo IP4.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou numa visita recente à região que o Governo está a estudar soluções para a introdução de portagens na rodovia, não avançando no entanto datas nem o sistema de pagamento que será utilizado.
"Discordo em absoluto da introdução de portagens", frisou o presidente da Câmara de Bragança, à margem de uma sessão de assinatura de protocolos de financiamento a associações locais.
O autarca defendeu que "além de ser penalizadora para Bragança, para a região e para todo o Norte de Portugal, é sem dúvida nenhuma mais uma machadada no Interior do país, naquilo que são as zonas de baixa densidade populacional".
A autoestrada Transmontana foi construída na maior parte da sua extensão sobre o antigo IP4, que demorou quase 30 anos a substituir a Estrada Nacional 15, que ligava o Porto a Bragança, e que poderá ser de novo o caminho alternativo para os condutores.

HFI // MSP
Lusa/fim

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