Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Moncorvo homenageou Rei dos Floristas

As ruas de Torre de Moncorvo vestiram-se a rigor para homenagear Constantino, o Rei dos Floristas.. Flores, flores e mais flores invadiram as ruas, varandas, janelas e equipamentos do centro histórico de Torre de Moncorvo.
Para além da decoração foram muitas as actividades que decorreram durante o fim-de-semana para homenagear Constantino José Marques de Sampaio e Melo ou, melhor, Constantino, o Rei dos Floristas. Um filho da terra que emigrou para Paris e passou a ser um florista da moda, tendo encomendas para as principais casas da Europa e América. Para homenagear este Moncorvense e dar a conhecer a sua história, a autarquia decidiu apelidar este mês, como mês de Constantino. Para o presidente do município de Torre de Moncorvo este património histórico deve ser reconhecido. 
Nuno Gonçalves conta que muitos não conheciam o Rei dos Floristas. Uma figura ímpar, que conseguiu que todas as cabeças coroadas da Europa tivessem grinaldas feitas por ele. Para dar a conhecer mais sobre a história de Contantino, a Biblioteca Municipal acolheu um colóquio sobre o Rei dos Floristas. 
 professora Júlia Ribeiro, também moncorvense, decidiu reunir vários documentos, analisar várias biografias e reunir tudo num livro. Foi então tendeiro até aos 20 anos, sempre que possível entretinha –se a tecer ramos de papoilas e violetas pelos campos. Passou pelos Açores, até que decide emigrar para Paris, em 1834, onde trabalhou com Monsieur Flamet, um dos industriais mais famosos da época. E foi aí que Constantino passou a ser um “florista da moda”. 
Constantino, o Rei dos Floristas foi homenageado na sua terra natal. Ateliers e passadeiras de flores, exposições e até uma recriação da vida de Constantino pelo grupo Alma de Ferro Teatro. O nome do grande florista ficou registado em Lisboa na denominação dada a um Jardim Público e em Torre de Moncorvo na denominada Rua Constantino Rei dos Florista. A partir de agora, o mês de Maio, será o mês de Constantino.
 A festa foi este fim-de-semana e a jornalista Joana Gonçalves foi conhecer o ambiente mágico criado com flores. 
Esta é uma reportagem para ouvir na íntegra no noticiário das 5 da tarde. Também pode ser lida na edição desta semana do Jornal Nordeste, que está amanhã nas bancas. Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário