Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Gabinete de empreendedorismo do IPB já criou 34 empresas

O gabinete de Promoção do Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) já ajudou a criar 34 empresas, que se traduzem em 79 postos de trabalho.  
Os números foram revelados ontem na conferência “Ideias, Projectos e Negócios” inserida na Semana da Tecnologia e Gestão que começou na segunda-feira e termina hoje. O gabinete foi criado em 2008 e está neste momento a apoiar a constituição de mais 6 empresas. 
O coordenador do espaço, o professor  José Pires, explica de forma apoiam os estudantes do IPB na criação de empresas. “Damos formação, ajudamos os alunos a trabalhar as suas ideias, tentamos verificar se as ideias têm alguma viabilidade sob o ponto de vista económico-financeiro, ajudamos a fazer o plano de negócios e estudos de mercado. Caso a ideia seja viável e o aluno queira avançar com o projecto ajudamos em todas as questões formais e legais da constituição da empres.
Numa fase posterior podemos ajudar também na captura de investimento”, salienta. Um dos alunos que recebeu apoio do gabinete de empreendedorismo foi Afonso Reis, que juntamente com colegas e professores, criou o Intelligent Sunny Heater Optimizer que permite poupar energia na utilização de painéis solares para aquecimento de água.“O nosso projecto é um dispositivo que associado aos painéis de aquecimento de água permite uma gestão inteligente.  
A  partir da previsão do tempo conseguimos adaptar o nosso sistema para diminuir o consumo energético no equipamento”, revela. 
Na conferência esteve ainda presente Manuel Heitor, professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa e ex secretário de estado Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que elogiou o trabalho que o IPB tem feito na área do empreendedorismo. “O Politécnico de Bragança tem dado provas de ser uma instituição bastante inovadora.”, considera.
Esta tarde decorre a conferência sobre tecnologia e sustentabilidade, onde estará em discussão o potencial do Brigantia EcoParque  , cuja inauguração está prevista para o próximo mês de Julho.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário