Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Alfândega da Fé premiada em Espanha com “Almendra de Oro”. Empenho na valorização da amêndoa dá frutos

O Município de Alfândega da Fé foi recentemente distinguido, em Espanha, com o Prémio “Almendra de Oro”. Um reconhecimento internacional do trabalho e empenho da autarquia no apoio e incentivo dado ao setor do amendoal, mas também na implementação de medidas que permitam desenvolver e valorizar o cultivo e produção de amêndoa no concelho.
A Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, recebeu o Galardão das mãos da Conselheira da Agricultura e Pescas da Junta de Andaluzia, Clara Aguilera, numa cerimónia que decorreu no Museu da Amêndoa durante o “IV Encuentro sectorial de la Almendra y del Fruto Seco”, em Zamoranos de Córdoba. Uma iniciativa organizada pela empresa Francisco Morales S.A., um dos maiores grupos espanhóis ligado ao setor agroindustrial dos frutos secos.
A empresa, que também tem uma unidade no concelho de Alfândega da Fé, promove, há já 4 anos, este evento destinado a premiar os melhores entre os melhores do setor. Na altura, foi também distinguido o IFAPA. Trata-se de uma organização espanhola, de Andaluzia, de grande importância no setor agrário, que tem desenvolvido estudos e contribuído para a defesa e investigação na área do amendoal.
A atribuição do prémio a Alfândega da Fé vai ao encontro da estratégia delineada pela autarquia, que vê na promoção e apoio à atividade agrícola local uma das formas de promover um desenvolvimento económico sustentável. Este prémio assume-se como um incentivo para que o município continue a desenvolver e a promover o setor e traduz a vontade de continuar a apostar em projetos e medidas que potenciem uma cultura com peso significativo na economia local.
O esforço desenvolvido na implantação e recuperação do sistema de regadio no concelho, o apoio e a abertura manifestados pela autarquia e que permitiram a instalação de um dos maiores grupos espanhóis a laborar na área dos frutos secos no concelho, mas também a dinamização de parcerias e projetos que permitam melhorar e ampliar a produção nesta área foram alguns dos fatores que pesaram na atribuição da “Almendra de Oro” ao município.
A autarquia trabalha, agora, no sentido de permitir a criação de uma OP- Organização de Produtores - no setor dos frutos secos. Uma forma de promover o trabalho entre as organizações locais e os produtores do concelho, criando as parcerias necessárias para a promoção e dinamização do setor.
Nesta linha insere-se também a parceria estabelecida entre a Cooperativa Agrícola, instituições de ensino superior da região (IPB e UTAD) e AmêndoaCoop - -Cooperativa de Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo, que vai permitir a instalação de campos de ensaio de amendoal.
Trata-se de um investimento de cerca de 450 mil euros resultante de uma candidatura a fundos comunitários (PRODER), que vai impulsionar a investigação nesta área. Esta foi a forma encontrada para responder à necessidade de modernização e reconversão da cultura e práticas agrícolas, indo ao encontro das necessidades dos agricultores ao mesmo tempo que se contribui para otimizar e melhorar a produção.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário