Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Os milagres de S. Lázaro

É conhecida pela Festa das Laranjas, mas o que move as pessoas é mesmo a fé em S. Lázaro. Quinze dias antes da Páscoa, milhares de pessoas rumam ao sopé de Bragança para venerarem o santo milagreiro.
A tradição é antiga e são muitas as histórias que dão conta dos milagres concedidos por este santo.
“Muita gente é devota de S. Lázaro e a romaria tem crescido muito. Há muitas pessoas que têm feito promessas a este santo”, assegura o presidente da Obra de S. Lázaro, Isidro Afonso.
É na fonte de pedra mesmo em frente à capela que muitas pessoas procuram a cura para doenças. “Há pessoas que vêm lavar os pés e a cabeça à fonte”, conta Isidro Afonso.
Os fiéis garantem que aquela água tem propriedades curativas. Margarida Afonso tem 50 anos e assume-se como devota de S. Lázaro. Garante que desde sempre ouviu falar nos milagres concedidos por este santo e quando precisou não hesitou em pedir. “Eu tive uma doença na pele, vim aqui à fonte de S. Lázaro, lavei-me com esta água no dia da festa e realmente curei. A partir daí fiquei ainda mais devota”, garante.
Também Natércia Barrigão, de 73 anos, conhece o local do santuário desde criança e não tem dúvidas sobre os poderes curativos deste santo. “Eu quando era garota parti o braço em três sítios e a minha mãe prometeu o braço direito ao S. Lázaro e felizmente não fiquei aleijada. A partir daí a minha fé continuou. Estava a mais de 20 quilómetros, mas todos os anos vínhamos ao S. Lázaro. Tenho muita fé neste santo. Já houve muitas curas que eu pedi ao S. Lázaro e que foram feitas”, assegura Natércia Barrigão.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário