Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Alcalde de Puebla de Sanabria acusa governantes espanhóis de desinteresse na ligação a Bragança

O Alcalde de Puebla de Sanabria acusa os governantes espanhóis, nomeadamente da Diputación de Zamora, de não estarem empenhados na ligação directa entre Bragança e esta vila do país vizinho.
Fernández Blanco diz que se nota o interesse dos portugueses, nomeadamente do Município de Bragança, em ligar mais rapidamente as duas localidades que distam cerca de 40 quilómetros, mas do lado espanhol apenas há interesse na ligação directa de Zamora a Bragança. 
“A parte espanhola acredita muito pouco nesta ligação e espero que a parte portuguesa a empurre nos encontros transfronteiriços que tem. Os representantes de Espanha nunca falam nesta ligação, apenas reivindicam a Estrada Nacional 122 até Zamora. Que façam essa estrada mas que façam também a da Puebla porque as duas são fundamentais mas para nós esta significa vida ou morte para as populações”, frisa o representante da vila espanhola. 
O Alcalde de Puebla de Sanabria considera que é urgente melhorar as acessibilidades de forma a aproveitar a centralidade que Puebla de Sanabria vai ter com a passagem do TGV. Mesmo para quem não utilize o comboio de alta velocidade, o representante desta vila espanhola não tem dúvidas de que esta ligação é essencial para melhorar a mobilidade dos habitantes de ambos os lados da fronteira. Fernández Blanco foi um dos convidados do fórum “Que posso fazer por Trás-os-Montes? 
A cooperação Transfronteiriça e a Interioridade em debate”, que decorreu no sábado em Varge, no concelho de Bragança. Uma iniciativa organizada pelo DART, Movimento Defender, Autonomizar e rejuvenescer Trás-os-Montes. Valdemar Roca, da comissão organizadora, considera que o despovoamento é o principal problema do interior, daí que o fórum se tenha realizado numa aldeia. 
Para reverter esta situação é necessário unir esforços em torno das acessibilidades e transportes na região.” Há muito tempo que se fala no problema dos caminhos de ferro, do aeroporto, da ligação de Bragança à Puebla de Sanabria…Penso que já há ideias nesse sentido e com a junção de esforços de Portugal e Espanha, que têm em comum o problema do despovoamento, poderemos fazer alguma coisa”, considera Valdemar Roca.
O Fórum organizado pelo Movimento DART, que foi criado há um ano, reuniu mais de uma dezena de oradores portugueses e espanhóis em torno do desenvolvimento do interior.

Escrito por Brigantia


Sem comentários:

Enviar um comentário