quinta-feira, 1 de março de 2018

FRANCO - Freguesias do Concelho de Mirandela

FRANCO é uma freguesia que fica situada no extremo Ocidente do concelho de Mirandela, donde dista cerca de 16km, e fazendo limite com os concelhos de Murça e de Valpaços, mesmo junto do nó do IP4.
O nome Franco poderá estar relacionado com “franquia" de algum posto aduaneiro, ou então com “franqueza". Abrigado por algumas respeitosas elevações, como o Cimo do Colado, a Serra do Pinheiro ou a Fraga do Rei Orelhão, dispõe se na perpendicular de um pequeno planalto em declive para a IP4, e antiga estrada nacional Porto/Mirandela. Assim, deixando esta via, sobe se uma pequena encosta, e depara se com um grandioso largo, à volta do qual há várias habitações, algumas delas de antigas casas rurais abastadas, em cantaria e de aspecto semi nobre. Mas também a Escola Primária, a Casa do Povo, o Infantário e imponente Fonte dos Diamantes e um típico restaurante. Depois, a rua de Cima dá seguimento para Vales, Zevras e Valpaços com ligação pela serra recentemente aberta e pavimentada. Na oblíqua desta, estão outras ruas para ocidente, destacando se a que vai ter à Capela de S. Roque, e se reúne com a de Cima, junto à Igreja. O povoado é "franco" e acolhedor, quanto airoso e digno de melhor se conhecer. O orago é N.ª Sr.ª da Expectação.
É referenciada nas Inquirições de 1258. Fez parte do extinto concelho de Lamas de Orelhão até 31 12 1853. Depois é integrado no de Mirandela. Judicialmente aparece em 1839 pertencente a Chaves, para depois, em 1852 passar para Mirandela. Teve feira criada em 1796 a 21 de cada mês. Em 1865 é criada a escola primária. Em 22 4 1957 deixou de ter Vila Boa como anexa.
Em 1950 residiam na freguesia de Franco 1.025 pessoas (que incluía Vila Boa). No conjunto havia 2 professores, 7 proprietários/agricultores, 2 talhos, 2 pensões, 2 mercearias, 2 lojas de fazendas e 1 depósito de Adubos. Em 1991, só na aldeia de Franco estavam 308 e, em 2001 eram 295, sendo destes 143 do sexo masculino. Os seus habitantes dedicam se essencialmente à agricultura, com abundante produção de azeite, amêndoa, cereal, vinho e cortiça. Algum gado à mistura, ovelhas, cabras, bois e vacas leiteiras, vão ajudando nos trabalhos agrícolas e no orçamento familiar. Técnicas e instrumentos antigos, usam nos a par de alguma mecanização, mas limitada pelos terrenos inclinados, montanhosos e de pequenas dimensões, por vezes.
Tem Centro de Dia desde Maio de 1997 e gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. A Associação Cultural organiza torneios de futebol 11 e 5, jogos tradicionais, e está instalada num R/C do Jardim de Infância. Há também o grupo dos Zés Pereira, e tem o seu Grupo Etnográfico quando querem representar a freguesia. Pode se admirar a Igreja com a data de 1801, a Ribeira da Pousada, a Ribeira dos Moinhos (onde ainda há alguns engenhos desses de moer o cereal), a ponte dita romana, a Capela de S. Roque com arco lateral que a liga a uma apalaçada casa de habitação do século XIX. Os lugares de encontro em tempo de lazer são: o Largo da Feira, a Igreja Matriz, junto à estrada, ou nas soleiras das suas típicas habitações. De salientar a Associação Cultural, que tem um grupo de teatro amador, e com o apoio do Inatel, tem dada a conhecer o nome do Franco em vários locais, bem como o seu grupo de Bombos.

In III volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário