Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Projeto internacional ligado à deficiência junta 4 países em Bragança

A cidade de Bragança acolhe, durante uma semana, técnicos e utentes de instituições ligadas à deficiência de quatro países num intercâmbio proporcionado pelo projeto internacional “Art of Inclusion”, divulgaram hoje os responsáveis.


A partir de quinta-feira e até terça-feira, são esperados 26 participantes de Itália, Roménia e Alemanha na Academia do Centro Paroquial Santos Mártires de Bragança, o parceiro português deste projeto, como disse à Lusa o técnico Sérgio Afonso.

O “Art of Inclusion” é um projeto internacional de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e a Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires irá organizar a terceira mobilidade internacional proporcionada pela iniciativa que faz da arte um instrumento de inclusão.

Uma das ações previstas para esta semana em Bragança é a “LANDART”, agendada para domingo na aldeia de Rio de Onor, dinamizada pela artista Ofélia Marrão e pelo arquiteto Duarte Saraiva.

Ao longo do dia, os participantes vão desenvolver várias atividades na aldeia comunitária e considerada uma das sete maravilhas de Portugal, sendo que “o ponto alto será a construção de uma obra coletiva”, como indicou a organização.

Ao longo desta semana, os técnicos, representantes das instituições e utentes das quatro organizações parceiras que gerem centros de acolhimento de pessoas com deficiência terão a oportunidade de participar em atividades diversificadas organizadas pela equipa técnica do centro de atividades ocupacionais da Academia Santos Mártires e também por artistas convidados.

A instituição de Bragança chegou a este projeto através de uma candidatura efetuada ao programa Erasmus+, no âmbito da qual foi convidada pela instituição italiana Associazione Uniamoci Onlus a participar no projeto “Art of Inclusion”.

O principal objetivo do projeto é, segundo os responsáveis, “a representação de um meio de partilha de métodos e técnicas para a criação de oportunidades de aprendizagem para pessoas adultas com deficiência, entre as quatro organizações parceiras”.

O projeto contempla “intercâmbios, fazendo com que as organizações parceiras experimentem formas inovadoras de cooperação e criação de oportunidades educativas e de utilização e criação de ferramentas digitais de aprendizagem, aberto a todos e sem barreiras e fronteiras geográficas”.

O “Art of Inclusion” teve início em outubro de 2016 e finda em outubro de 2019, prevendo a realização de quatro mobilidades.

Em Bragança, “as iniciativas realizadas ao longo da mobilidade servirão de mote e linhas orientadoras para os próximos seis meses do projeto”.

Com este projeto pretende-se, entre outros objetivos, a criação de um “e-book” (livro eletrónico) sobre o uso da arte na educação de adultos, contemplando os resultados do projeto e relatórios dos participantes.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário