sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Artur Nunes critica falta de resultados das Cimeiras Ibéricas

Artur Nunes, presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes e autarca de Miranda do Douro, considera que as Cimeiras Ibéricas têm tido pouco resultado.
O autarca reivindica que nada se materializa dos resultados dos encontros entre Portugal e Espanha.

“De todo o documento apresentado, penso que nenhuma proposta que foi assinada entre os dois governos foi concretizada. Parece-me que só serve para um encontro formal e cumprir calendário, em termos de trabalho efectivo temos visto muito pouco nos últimos anos. Pretendia-se encontrar uma agenda efectiva para estas cimeiras e que fossem mais produtivas desde o ponto de vista da relação bilateral e contribuíssem para a resolução de problemas transfronteiriços”, afirmou.

Como medida estrutural, Artur Nunes defende a conclusão da ligação do IC5 a Espanha.

“Era importante que se acabasse esta ligação do IC5 a Espanha, por outro lado vamos por a discussão a necessidade de se fazer um plano de combate à desertificação das regiões transfronteiriças de baixa densidade”, reclamou ainda.

O autarca considera que este deveria ser um espaço vocacionado para envolver agentes locais e regionais e trabalhar problemas transfronteiriços. A próxima Cimeira Ibérica vai decorrer dia 21 de Novembro, em Valladolid, Espanha. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário