A cerimónia de inauguração ficou marcada pelo pedido de mais infraestruturas para acolher o número de visitantes que tem sido crescente.
António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, refere que é uma das maiores carências desta festa:
“Precisamos de um espaço maior, com mais casas de banho e outras condições.
Segundo a autarquia, o início dessas intervenções está em bom caminho e esperamos que no próximo ano essa carência esteja suprida.
Se chegarmos à aprovação da candidatura a Património da UNESCO, ainda mais responsabilidades vamos ter. Há um plano de salvaguarda que temos de implementar, o que exige mais empenho da nossa parte e dos nossos parceiros.”
Neste momento está já aprovada uma candidatura ao programa Valorizar que vai suportar em 85% um investimento de cerca de 100 mil euros para a construção de casas de banho, ampliação da Casa do Careto, requalificação urbana das ruas da aldeia entre outras estruturas, obras estas que, segundo a autarquia, devem começar dentro de poucos meses.
Mesmo assim, João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Podence, considera que poderão não ser infraestruturas suficientes, principalmente se a candidatura dos caretos a Património Imaterial da Humanidade for aprovada:
“Isso está a deixar-nos um pouco assustados. Pensamos que temos todas as condições para que a candidatura a Património da Humanidade seja aprovada mas, como tal, vamos ter de investir em mais infraestruturas, porque para acolher as milhares de pessoas que visitam Podence, temos de ter condições.
As intervenções contempladas são mínimas, mas face ao número de visitantes que temos registado nos últimos dois anos, vamos ter de investir ainda mais. Desde que seja para o desenvolvimento da nossa terra, estamos cá para apoiar.”
Ontem foi ainda inaugurada a estátua de um careto com cerca de 10 metros de altura junto à saída da A4 para Podence.
Uma homenagem que prevê dar mais grandiosidade ao território destes mascarados, como refere Benjamim Rodrigues, autarca macedense:
“Queríamos dar outra dignidade, outro colorido e grandiosidade a este território.
Como tal, surgiu a ideia de construir um careto com maior visibilidade numa extensão de cerca de 3km da autoestrada. Com a dimensão que tem, os viajantes conseguem identificar com tempo que existe aqui algo que nos identifica com o território, neste caso com o Entrudo Chocalheiro e com o seu ex-libris, que é o Careto.”
O Entrudo Chocalheiro acontece até terça-feira na aldeia de Podence.
Esta noite recria-se a tradição do Pregão Casamenteiro, seguida da Noite da Máscara Mágica com um desfile enigmático, a típica queimada e ainda os concertos dos Xukalhos, Roncos do Diabo e Karetos.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário