Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗰𝗲𝗹𝗲𝗯𝗿𝗮 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗼𝗰𝗼𝗹𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘃𝗮𝗹𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮𝗿 𝗮 𝗢𝗹𝗶𝘃𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗦𝗮𝗻𝘁𝘂𝗹𝗵𝗮𝗻𝗮, 𝗮 𝘃𝗮𝗿𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗮𝘂𝘁𝗼́𝗰𝘁𝗼𝗻𝗲 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝗴𝗶𝗮̃𝗼

 O Município de Bragança assinou, hoje, com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)/Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e a Câmara Municipal de Vimioso, um protocolo para a “caraterização e valorização da variedade de oliveira Santulhana”.


“É um azeite de extrema qualidade que tem entrado para o mercado através dos produtores locais, com o qual se têm destacado e alcançado vários prémios, internacionalmente”, considera Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, referindo que “este estudo quer perceber o verdadeiro potencial do azeite e desenvolve-lo ao máximo, para o bem do produto e dos produtores”.

O acordo, no valor de 60 mil euros, para três anos, prevê o desenvolvimento de ações, por parte do CIMO, na área da olivicultura e do azeite, com vista à caracterização e valorização da variedade de oliveira Santulhana, originária da região de Izeda (Bragança)/Santulhão (Vimioso), reconhecida como uma região onde se produzem azeites de excelente qualidade. Esta variedade tornou-se dominante em muitas freguesias dos concelhos de Bragança e de Vimioso, tendo despertado interesse nos agentes ligados à fileira olivícola, nos últimos anos, pela qualidade e sabor do produto.

A assinatura decorreu no Auditório Professor Dionísio Gonçalves, na Escola Superior Agrária, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, e do Coordenador do Centro de Investigação de Montanha, José Alberto Pereira. 

A cerimónia terminou com a degustação e prova comentada de azeites da variedade Santulhana.

Sem comentários:

Enviar um comentário