Durante o mês de outubro, a GNR está no terreno a identificar a população idosa que vive sozinha, isolada, ou ambos.
Trata-se da operação “Censos Sénior 2020” da qual faz parte um conjunto de ações de sensibilização, junto da população idosa ou em situação vulnerável, sozinhos e/ou isolados. Para isso, vão ser feitos contactos pessoais, alertando para a adoção de comportamentos de segurança, de forma a reduzir o risco de se tornarem vítima de crimes, tanto de situações de violência, como burlas, furtos e prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, bem como medidas preventivas da propagação da Covid-19.
Vão ainda ser divulgados dois programas, o “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e o “Residência Segura” que vão permitir elaborar um mapa para georreferenciação das residências que aderirem, de forma a tornar mas eficazes as ações de patrulhamento e vigilância dos militares da GNR.
O ano passado, a Operação “Censos Sénior” permitiu sinalizar 41.868 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação vulnerável, sendo que as situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes para acompanhamento futuro.
A operação começou em 2011 e tem vindo a atualizar a base de dados geográfica então criada.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário