Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Ampliação da barragem do Vale da Vilariça vai avançar

 O investimento no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça foi um dos quatro projectos de regadio aprovados pelo ministério da Agricultura.
A ampliação do Bloco Norte da barragem, no concelho de Alfândega da Fé e que abrange ainda terrenos do concelho de Vila Flor, foi contemplada no Programa Nacional de Regadios e vai implicar um investimento de 1,3 milhões de euros.

O presidente do município de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, explica que este projecto é importante para reforçar o regadio daquela zona do Vale da Vilariça em várias aldeias do concelho e que beneficia 200 hectares de terrenos agrícolas. “É um projecto em que temos vindo a trabalhar nos últimos anos, para também reforçarmos e ampliarmos o regadio do Vale da Vilariça, nomeadamente em três freguesias que têm infraestruturas e áreas com grande potencial para a agricultura, mas que não são servidas pelo regadio do Vale da Vilariça, nomeadamente nas freguesias de Eucísia, Santa Justa, Vilarelhos e também da freguesia de Assares, no concelho de Vila Flor. O projecto prevê a constituição de mais cerca de 200 hectares de regadio”, afirmou.

O autarca espera que o investimento venha a contribuir para ajudar a duplicar a área de regadio e chegar aos 2 mil hectares. “É uma obra há muito ansiada e necessária para reforçar e complementar o regadio do vale da Vilariça e que faz parte do plano estratégico do município de Alfândega da Fé, que prevê duplicar a área de regadio passando dos 1000 hectares há alguns anos para os 2000 hectares”, esclareceu ainda. Para isso contribuirá também a concretização do projecto de Vilar Chão/Parada que já recebeu luz verde.

As quatro barragens de regadio agora aprovadas representam um valor de investimento superior a 50 milhões de euros e vão beneficiar ao todo cerca de 13 mil hectares. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário