sábado, 30 de janeiro de 2021

Saborear o butelo e as casulas à distância

 Um evento gastronómico e um carnaval com o acentuado cunho da tradição, ambos tão característicos de Trás-os-Montes, vão ter, este ano, um formato diferente. Uma reinvenção ditada pela pandemia.

Festival do Butelo© Rui Oliveira/Global Imagens

Festival do Butelo da Casulas e o Carnaval dos Caretos vão chegar a casa de todos os portugueses, entre os dias 1 e 16 de fevereiro. Basta um clique para aceder a um formato criativo, concebido para superar as dificuldades causadas pela Covid-19.

O objetivo primordial do município de Bragança, promotor de um conjunto de iniciativas online, é apoiar os produtores locais e continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas, graças a um investimento de acordo com as possibilidades permitidas pela atual situação pandémica.

O butelo, «chourição famoso» e «grotesco», assim classificado pelo escritor mogadourense Trindade Coelho, é uma joia do fumeiro, um dos enchidos transmontanos mais tradicionais, acompanhado pelas casulas, as cascas de feijão seco.

Ano após ano, por esta altura, o butelo dá cor e sabor ao concorrido e já tradicional festival gastronómico, em que o prato principal é o apreciado enchido: o recheio da bexiga ou do bucho do porco, elaborado com ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada - chega à mesa acolitado pelas casulas, simples cascas de feijão secas, e por batata cozida. Tudo regado com um fio do excelente azeite da Terra Quente, relevante parcela do território transmontano pela qualidade dos produtos.

Este ano, a pandemia trocou as voltas a todo o mundo e o Festival do Butelo e das Casulas vai realizar-se online, através da plataforma Dott/Ctt.

Está assegurada a participação de 17 produtores do concelho de Bragança, que vão comercializar vários produtos regionais, desde fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), a casulas, azeite, vinho, licores, mel e artesanato regional.

A partir de casa, os apreciadores da boa gastronomia tradicional podem aprender a confecionar alguns pratos à base de produtos locais, com destaque para o butelo e casulas, a castanha e o mel, com "chefs" que, literalmente, vão colocar as mãos na massa e revelar alguns dos seus segredos na cozinha.

Carnaval dos Caretos também em formato digital

Caretos de Podence© Leonel de Castro/Global Imagens

O Carnaval dos Caretos 2021 vai chegar a todos e também de forma digital, através de iniciativas como oficinas pedagógicas, direcionadas, em particular, para a comunidade escolar.

O programa destina-se, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, aos mais pequenos: um artesão ensinará a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.

o dia 13 de fevereiro, vai decorrer a inauguração "Máscara: o ser e o fazer", do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de "Diálogos com Arte", com António Tiza e Isidro Rodrigues.

A fechar, no dia, a 16 de fevereiro, o ator André Gago vai falar sobre "O Papel da Máscara no Teatro", em "Diálogos com Arte".

Estas iniciativas são transmitidas através do Facebook do Município de Bragança.

António Catarino

Sem comentários:

Enviar um comentário