quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Petição quer acabar com monopólio das patentes de sementes e animais

 O movimento internacional "NO PATENTS ON SEEDS!" lançou recentemente uma petição contra a existência de patentes de plantas e animais. A petição exige que o European Patent Office (EPO) implemente medidas urgentes para proteger os agricultores, os criadores e a biodiversidade, e para acabar com o monopólio de patentes sobre sementes e animais.
As organizações membros do "NO PATENTS ON SEEDS!" estão preocupadas com o número crescente de patentes de sementes e animais de consumo humano e com o seu impacto sobre a agricultura, a pecuária, o meio ambiente e a diversidade de fauna e flora.

Enquanto não houver uma solução para este problema, o movimento defende que deve haver uma moratória dos pedidos de patentes que estão a decorrer na União Europeia para travar a sua concessão.

A conservação de variedades de sementes tradicionais é fundamental para promover a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas

Todos os anos, a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural faz sementeiras de variedades tradicionais de cereais – trigo barbela e serôdio – e de leguminosas – garroba –, em Modo de Produção Biológico, para alimentar pombos e outras espécies-presa de fauna selvagem, como o coelho-bravo e a perdiz-vermelha. As sementes são compradas pela Palombar aos produtores locais, pelo que, além de contribuirmos para promover a biodiversidade, fomentamos a economia circular e sustentável.

Patentes não! A biodiversidade não pertence a ninguém!

A Palombar já subscreveu!

Assina a Petição AQUI.

Mais Informação AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário