Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Petição quer acabar com monopólio das patentes de sementes e animais

 O movimento internacional "NO PATENTS ON SEEDS!" lançou recentemente uma petição contra a existência de patentes de plantas e animais. A petição exige que o European Patent Office (EPO) implemente medidas urgentes para proteger os agricultores, os criadores e a biodiversidade, e para acabar com o monopólio de patentes sobre sementes e animais.
As organizações membros do "NO PATENTS ON SEEDS!" estão preocupadas com o número crescente de patentes de sementes e animais de consumo humano e com o seu impacto sobre a agricultura, a pecuária, o meio ambiente e a diversidade de fauna e flora.

Enquanto não houver uma solução para este problema, o movimento defende que deve haver uma moratória dos pedidos de patentes que estão a decorrer na União Europeia para travar a sua concessão.

A conservação de variedades de sementes tradicionais é fundamental para promover a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas

Todos os anos, a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural faz sementeiras de variedades tradicionais de cereais – trigo barbela e serôdio – e de leguminosas – garroba –, em Modo de Produção Biológico, para alimentar pombos e outras espécies-presa de fauna selvagem, como o coelho-bravo e a perdiz-vermelha. As sementes são compradas pela Palombar aos produtores locais, pelo que, além de contribuirmos para promover a biodiversidade, fomentamos a economia circular e sustentável.

Patentes não! A biodiversidade não pertence a ninguém!

A Palombar já subscreveu!

Assina a Petição AQUI.

Mais Informação AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário