quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Agro-indústria de Alfândega da Fé tem pouco apoio segundo presidente da câmara

 O município de Alfândega da Fé está a promover um ciclo de webinars para o Futuro, como o propósito de criar uma agenda estratégica 20/30.
Na primeira sessão, que teve como tema “Agricultura, Agro-indústria e Florestas”, o presidente da câmara municipal afirmou que tem havido pouco apoio na área da agro-indústria.

Segundo Eduardo Tavares este sector necessita de constante modernização e é necessário mais financiamento.

“Todos os programas de apoio para capacitar a nossa agro-indústria têm sido com pouco dinheiro, com taxas de financiamento muito baixas para não falar da discriminação que as cooperativas tiveram também”.

O autarca de Alfândega deixou também preocupações em relação à dificuldade de acesso à terra e emparcelamento, bem como no que diz respeito à diminuição na produção pecuária.

O presidente da câmara revelou que o município vai passar a apoiar os produtores pecuários com as despesas relacionadas com a sanidade animal.

Também participou nesta sessão online o secretário de Estado da Agricultura que destacou que as medidas agro-ambientais vão continuar a ser pagas no período de transição até ao próximo quadro comunitário de apoio. Rui Martinho frisou ainda que a Rede de Inovação para a Agricultura vai incluir um pólo em Mirandela que vai dedicar-se ao olival e azeite, produção animal, pastagens e forragens.

Já a directora regional de Agricultura e Pescas do Norte adiantou que no âmbito do PDR 2020, no concelho de Alfândega da Fé, houve 133 candidaturas aprovadas e 33 milhões de apoio ao investimento. Carla Alves falou ainda das prioridades identificadas pela região Norte para o próximo pacote da PAC.

“A importância de implementar uma rede de apoio para instalação de jovens agricultores. Nota-se muitas vezes que existe ainda pouco apoio, outro ponto que deixámos no PPAC para reflexão é o apoio à capacitação e profissionalização das organizações de agricultores, como as cooperativas e as juntas de regantes e, por último, o apoio à pequena agricultura familiar”.

O ciclo de webinars faz parte do processo de criação da agenda estratégica 20/30 para o município de Alfândega da Fé. O processo inclui ainda inquéritos à população, empresas e instituições do concelho.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário