Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Agro-indústria de Alfândega da Fé tem pouco apoio segundo presidente da câmara

 O município de Alfândega da Fé está a promover um ciclo de webinars para o Futuro, como o propósito de criar uma agenda estratégica 20/30.
Na primeira sessão, que teve como tema “Agricultura, Agro-indústria e Florestas”, o presidente da câmara municipal afirmou que tem havido pouco apoio na área da agro-indústria.

Segundo Eduardo Tavares este sector necessita de constante modernização e é necessário mais financiamento.

“Todos os programas de apoio para capacitar a nossa agro-indústria têm sido com pouco dinheiro, com taxas de financiamento muito baixas para não falar da discriminação que as cooperativas tiveram também”.

O autarca de Alfândega deixou também preocupações em relação à dificuldade de acesso à terra e emparcelamento, bem como no que diz respeito à diminuição na produção pecuária.

O presidente da câmara revelou que o município vai passar a apoiar os produtores pecuários com as despesas relacionadas com a sanidade animal.

Também participou nesta sessão online o secretário de Estado da Agricultura que destacou que as medidas agro-ambientais vão continuar a ser pagas no período de transição até ao próximo quadro comunitário de apoio. Rui Martinho frisou ainda que a Rede de Inovação para a Agricultura vai incluir um pólo em Mirandela que vai dedicar-se ao olival e azeite, produção animal, pastagens e forragens.

Já a directora regional de Agricultura e Pescas do Norte adiantou que no âmbito do PDR 2020, no concelho de Alfândega da Fé, houve 133 candidaturas aprovadas e 33 milhões de apoio ao investimento. Carla Alves falou ainda das prioridades identificadas pela região Norte para o próximo pacote da PAC.

“A importância de implementar uma rede de apoio para instalação de jovens agricultores. Nota-se muitas vezes que existe ainda pouco apoio, outro ponto que deixámos no PPAC para reflexão é o apoio à capacitação e profissionalização das organizações de agricultores, como as cooperativas e as juntas de regantes e, por último, o apoio à pequena agricultura familiar”.

O ciclo de webinars faz parte do processo de criação da agenda estratégica 20/30 para o município de Alfândega da Fé. O processo inclui ainda inquéritos à população, empresas e instituições do concelho.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário