domingo, 24 de janeiro de 2021

HOJE

Por: Maria da Conceição Marques
(colaboradora do "Memórias...e outras coisas...")


 Debaixo das mãos doridas,
Não tenho pressa de viver.
Tenho a alma destroçada,
O desejo de não dizer nada
A vontade de nada fazer!
Perco-me nas horas e dias
Nas noites ventosas e frias,
Não me apetece viver.
Hoje, sinto-me mero farrapo,
Bicho, rastejante, lagarto,
Hoje não me apetece viver!
Deixai-me ficar no chão,
Chorar e perder a razão.
Sentir, a pele rasgar
Esfarrapar o coração!
Hoje, estou frágil e chorosa 
Débil e preguiçosa
Sem coragem de viver.
Hoje, só queria ficar no chão.
Que se abrisse e me engolisse 
me sugasse e me levasse ,
sem pudor e sem perdão.
Hoje, por favor…
Que ninguém me dê a mão,
Estou perdida e cansada
Sem ânimo e desorientada
Sem caminho, nem direcção!
Hoje, calem-se, não digam nada
Quero ficar estendida,
No pó enegrecido da vida.
Nas memórias, soterrada,
Deitada na terra, no chão.
Hoje, quero ser fraca e ser débil
Tragada e engolida
Pela terra em rotação.
Hoje, sou apenas lembranças,
Desmaiadas e débeis esperanças
no chão quero ficar.
Só hoje, apenas hoje
Amanhã, serei Fénix renascida
Do chão e das cinzas saída
E voltarei a viver. 
Voltarei a voar

Maria da Conceição Marques
, natural e residente em Bragança.
Desde cedo comecei a escrever, mas o lugar de esposa e mãe ocupou a minha vida.
Os meus manuscritos ao longo de muitos anos, foram-se perdendo no tempo, entre várias circunstâncias da vida e algumas mudanças de habitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário