quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

UMA “CONTA” TRANSMONTANA

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Ouvi esta “conta” narrada pelo “tio” Jacinto, na terra natal de minha mãe.
Certo serão, do mês de Agosto, noite quente e de lua cheia, estava sentado nas escaleiras do “tio” Jacinto, juntamente com outros jovens, quando este, depois de ter olhado fixamente para a lua redonda e luminosa, disse:
- Sabem, o que significa aquelas manchas escuras, que aparecem na lua?
Ninguém respondeu. Então, começou a contar velha história, que, segundo nos declarou, escutara da boca de sua querida avozinha:
Era uma vez um homem, que nunca ia à missa, esse desleixo era motivo de escândalo, na aldeia, pois ele ia para o campo trabalhar.
Ora, certa ocasião em que  tapava com silvas secas, fenda num cercado, fenda por onde poderiam entrar animais: cabras, porcos, ovelhas, apareceu-lhe Nosso Senhor, e disse-lhe:
- Não sabes que não se trabalha ao domingo?
-Sei, Senhor, mas… - respondeu o homem, desculpando-se da falta.
-Não há mas, nem meio mas: domingo é domingo. Terás teu castigo pelo mau exemplo que dás. E, para que o castigo te sirva de escarmento aos outros, como tu, serás bem visível para todos: aparecerás na lua, nas noites claras, sobraçando esse molho de silvas.
Dai em diante, quem afirmar a vista para a lua cheia, lá verá a sombra do desgraçado,  com seu molho de silvas às costas.
Concluiu o “tio” Jacinto, muito empertigado.
Todos tentamos, vislumbrar, na lua, o homem curvado, com seu molho de silvas.
Então, meu priminho João, apontou para o céu com o indicador, esticando muito o braço:
- Eu vejo! …Eu vejo! …Eu vejo! …
-Não apontes, rapaz, para as estrelas, que te nascem cravos, nas mãos – Recomendou o “tio” Jacinto.
Todos se riram, troçando do cachopo. Mas meu priminho, muito compenetrado, ficou a mirar, receoso, as mãos.
E todas as manhãs, logo que levantava o sol, vinha ligeiro, ainda em pijama, ao meu quarto, para eu lobrigar se já haviam cravos…

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário