segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Ampliação da barragem do Vale da Vilariça vai avançar

 O investimento no Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça foi um dos quatro projectos de regadio aprovados pelo ministério da Agricultura.
A ampliação do Bloco Norte da barragem, no concelho de Alfândega da Fé e que abrange ainda terrenos do concelho de Vila Flor, foi contemplada no Programa Nacional de Regadios e vai implicar um investimento de 1,3 milhões de euros.

O presidente do município de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, explica que este projecto é importante para reforçar o regadio daquela zona do Vale da Vilariça em várias aldeias do concelho e que beneficia 200 hectares de terrenos agrícolas. “É um projecto em que temos vindo a trabalhar nos últimos anos, para também reforçarmos e ampliarmos o regadio do Vale da Vilariça, nomeadamente em três freguesias que têm infraestruturas e áreas com grande potencial para a agricultura, mas que não são servidas pelo regadio do Vale da Vilariça, nomeadamente nas freguesias de Eucísia, Santa Justa, Vilarelhos e também da freguesia de Assares, no concelho de Vila Flor. O projecto prevê a constituição de mais cerca de 200 hectares de regadio”, afirmou.

O autarca espera que o investimento venha a contribuir para ajudar a duplicar a área de regadio e chegar aos 2 mil hectares. “É uma obra há muito ansiada e necessária para reforçar e complementar o regadio do vale da Vilariça e que faz parte do plano estratégico do município de Alfândega da Fé, que prevê duplicar a área de regadio passando dos 1000 hectares há alguns anos para os 2000 hectares”, esclareceu ainda. Para isso contribuirá também a concretização do projecto de Vilar Chão/Parada que já recebeu luz verde.

As quatro barragens de regadio agora aprovadas representam um valor de investimento superior a 50 milhões de euros e vão beneficiar ao todo cerca de 13 mil hectares. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário