sábado, 23 de janeiro de 2021

IPB não adia época de exames: algumas provas vão realizar-se presencialmente e outras on-line

 A suspensão de actividades lectivas e de avaliação não se aplica aos estabelecimentos de ensino superior que têm autonomia para decidir.
No caso do Instituto Politécnico de Bragança, a época de exames não vai ser adiada. As avaliações práticas vão manter-se presenciais e as teóricas serão feitas on-line, estando o calendário das provas a ser ajustado, adiantou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues. “Deixa de haver aulas presenciais durante este período. Estávamos agora a começar as avaliações do primeiro semestre. Algumas disciplinas mantêm parte das avaliações, a parte prática, presencial e outras passam a on-line. Estamos agora a fazer essa alteração aos calendários de avaliações”, referiu.

Também alguns trabalhos de projectos de investigação vão continuar a ser realizados nos laboratórios do IPB, mas o teletrabalho vai ser alargado. “A instituição mantém-se em funcionamento, com a maior parte dos trabalhadores em teletrabalho, sempre que possível. Alguns trabalhos de investigação não podem ser parados, porque as experiências estavam a decorrer e seriam parados com prejuízo. A cantina continua a fornecer refeições e as residências a alojar os nossos alunos que se mantêm aqui”, afirmou.

O presidente do IPB afirma ainda que as medidas de segurança vão ser reforçadas e garante que na comunidade estudantil a incidência de casos Covid 19 tem sido mais baixa que na restante população. “Os contágios no seio da nossa comunidade têm sido muito inferiores à média da incidência fora da comunidade, mas todos os contágios têm acontecido fora das nossas instalações. Os cuidados estavam assegurados e serão reforçados nestas circunstâncias em que se suspeita que haja uma variante com uma transmissão mais fácil e acelerada”, sublinhou.

Quanto ao segundo semestre, com início previsto para o fim do mês de Fevereiro, Orlando Rodrigues espera que possa decorre nos mesmos moldes adoptados até agora, com um sistema híbrido, com aulas presenciais e on-line, e desfasamento de horários. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário