sábado, 30 de janeiro de 2021

Bombeiros de Macedo com apoio municipal anual de 200 mil euros

 Os bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, vão receber um apoio anual municipal de 200 mil euros para a corporação suportar custos, nomeadamente relacionados com a pandemia covid-19, divulgou hoje a autarquia.
A Câmara Municipal assinou um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários que garante à corporação uma comparticipação municipal anual de 200 mil euros, durante dois anos, concretamente em 2021 e 2022.

O autarca, Benjamim Rodrigues, justificou que o montante tem em conta o “significativo aumento dos custos que os bombeiros têm de suportar, desde logo, com a aquisição de equipamento de proteção e desinfeção por causa da pandemia de covid-19.

A autarquia teve ainda em conta “uma significativa redução das receitas provenientes do Transporte Não Urgente de Doentes”, também consequência das restrições e condicionantes geradas pela pandemia.

Os voluntários comemoram 98 anos e o presidente da Câmara destaca que a corporação “tem desempenhado um trabalho exemplar no auxílio e socorro não só à população de Macedo de Cavaleiros, mas também a toda a região do Nordeste Transmontano”.

Os 200 mil euros anuais disponibilizados pela autarquia servirão “para assegurar as remunerações dos funcionários da Sala de Operações e Comunicações e para o apoio e socorro nas praias da Albufeira do Azibo”, uma das zonas de veraneio mais procuradas da região.

A verba destina-se ainda ao serviço que os bombeiros prestam na manutenção do apoio ao Heliporto Municipal, a base do helicóptero do INEM que serve a população do distrito de Bragança.

O financiamento visa também compensar os bombeiros pela função que têm na limpeza de vias rodoviárias municipais e o espalhamento de sal, quando neva ou há formação de gelo durante o inverno.

“Os apoios são sobretudo um sinal do reconhecimento da autarquia à nobre missão dos nossos bombeiros”, segundo o autarca.

HFI // ACG Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário