quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Curta-metragem "Aldeia do diabo" filmada em Cidões nomeada para prémio no Fantasporto

 Uma curta-metragem gravada em Cidões, no concelho de Vinhais, está nomeada para o prémio de melhor filme no Fantasporto.
A “Aldeia do Diabo” é da responsabilidade de alguns alunos do mestrado de Cinema da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, que em 2019 rumaram à região, no âmbito de uma residência artística, criada pela instituição de ensino.

Tiago Fernandes, docente na UBI e coordenador da residência, revela que da visita resultou ainda outra curta-metragem e mostra-se satisfeito com os resultados que estão a ter.

“Esta nomeação é muito importante porque o festival é muito antigo e já deu a conhecer nomes sonantes do cinema internacional. É muito gratificante para nós docentes e para os alunos”, explicou.

Tiago Fernandes é natural do concelho de Vinhais e acreditou que era enriquecedor que os seus alunos conhecessem a Festa da Cabra e do Canhoto, que anualmente acontece em Cidões, no dia 31 de Outubro, para dar as boas vindas à estação escura. A “Aldeia do Diabo” é uma espécie de homenagem à festa e às gentes que lhe dão vida.

“A festa foi um dos motivos para a marcação da data da residência porque acreditei que a experiência os ia marcar. Contudo, não esperava que quisessem fazer um filme sobre o evento. Não é propriamente um documentário sobre a festa, mas sim sobre a relação que os habitantes da aldeia têm com a figura do diabo”, acrescentou.

A residência artística levou sete alunos a Vinhais. Tiago Fernandes considera que tão importante como os prémios ou as nomeações é a aprendizagem que a visita proporcionou aos estudantes.

Está previsto que o filme esteja em exibição no Rivoli, no Porto, entre os dias 23 de Fevereiro a 7 de Março. Contudo, tanto estas datas como a de divulgação do prémio podem ser alteradas por causa da Covid-19. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário