Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Curta-metragem "Aldeia do diabo" filmada em Cidões nomeada para prémio no Fantasporto

 Uma curta-metragem gravada em Cidões, no concelho de Vinhais, está nomeada para o prémio de melhor filme no Fantasporto.
A “Aldeia do Diabo” é da responsabilidade de alguns alunos do mestrado de Cinema da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, que em 2019 rumaram à região, no âmbito de uma residência artística, criada pela instituição de ensino.

Tiago Fernandes, docente na UBI e coordenador da residência, revela que da visita resultou ainda outra curta-metragem e mostra-se satisfeito com os resultados que estão a ter.

“Esta nomeação é muito importante porque o festival é muito antigo e já deu a conhecer nomes sonantes do cinema internacional. É muito gratificante para nós docentes e para os alunos”, explicou.

Tiago Fernandes é natural do concelho de Vinhais e acreditou que era enriquecedor que os seus alunos conhecessem a Festa da Cabra e do Canhoto, que anualmente acontece em Cidões, no dia 31 de Outubro, para dar as boas vindas à estação escura. A “Aldeia do Diabo” é uma espécie de homenagem à festa e às gentes que lhe dão vida.

“A festa foi um dos motivos para a marcação da data da residência porque acreditei que a experiência os ia marcar. Contudo, não esperava que quisessem fazer um filme sobre o evento. Não é propriamente um documentário sobre a festa, mas sim sobre a relação que os habitantes da aldeia têm com a figura do diabo”, acrescentou.

A residência artística levou sete alunos a Vinhais. Tiago Fernandes considera que tão importante como os prémios ou as nomeações é a aprendizagem que a visita proporcionou aos estudantes.

Está previsto que o filme esteja em exibição no Rivoli, no Porto, entre os dias 23 de Fevereiro a 7 de Março. Contudo, tanto estas datas como a de divulgação do prémio podem ser alteradas por causa da Covid-19. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário