Quase seis milhões de quilos de azeitona que deram origem a azeite de boa qualidade, como refere Luís Rodrigues, presidente da cooperativa:
“É a melhor campanha de sempre da história da Cooperativa. Já ultrapassámos os cinco milhões e 800 mil quilos. Houve muita azeitona e a qualidade é ótima. Tudo o que enviámos para o laboratório tem excelentes valores. Falta agora esperar que o preço também ajude.”
Devido à pandemia, a campanha teve de acontecer com algumas regras que foram respeitadas pelos agricultores:
“Tentamos cumprir todas as regras e os agricultores perceberam isso. Mantiveram-se sempre em cima dos tratores para evitar os ajuntamentos. Que nós saibamos não tivemos qualquer caso de contágio na Cooperativa.”
De forma a agilizar o processo de transformação de azeite, evitando as grandes filas de espera, a cooperativa investiu cerca de um milhão de euros, comparticipado em 30% dos fundos europeus, para duplicar a capacidade de transformação:
“Temos feito o esforço de apostar na modernização do nosso lagar. Fizemos um investimento grande e que já deu jeito nesta campanha, e esperamos que no próximo ano já não tenhamos o problema da falta de capacidade.
Há dois anos submetemos dois projetos que começam da receção até à laboração. Já temos instalada capacidade para duplicar a produção. Espero que com isso se resolva o problema das filas.”
A Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros tem atualmente cerca de 1700 produtores associados, número que tem vinda a aumentar anualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário