Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Faurecia está a dispensar trabalhadores dos quadros

 A Faurecia em Bragança, uma empresa do ramo automóvel com grande impacto económico no concelho, está a mandar para casa trabalhadores que estão nos quadros.
A fábrica não adiantou números, mas o Jornal Nordeste sabe que já foram dispensados mais de 50 funcionários.

Devido à pandemia, a empresa recorreu ao apoio do Governo, o Lay-off, que em contrapartida não permite que haja despedimentos. Por isso, está “despedir” pessoas com mútuo acordo com os trabalhadores. A fábrica não revelou ao Jornal Nordeste quantos funcionários já foram dispensados mas, segundo fonte próxima, já foram para casa mais de 50 trabalhadores, nomeadamente pessoas com idade avançada ou que recebam mais que o ordenado mínimo e executam cargos superiores, como chefes de equipas e técnicos. A fonte divulgou ainda que este número não fica por aqui e continuam a ser feitos acordos para dispensar pessoal.

A quebra do número de encomendas, que ronda os 30 e os 40%, estará na origem da redução dos trabalhadores. Ao Jornal Nordeste, a Faurecia esclareceu que a pandemia fez reduzir o volume de encomendas e que a “pequena redução do quadro de pessoal” está a ser feita de forma a “minimizar o impacto social na vida dos nossos trabalhadores e da comunidade”.

Fonte próxima revelou que os trabalhadores estão a acordar uma indemnização com a empresa que pagará também os retroactivos. Até esta sexta-feira a fábrica tinha cerca de 700 colaboradores. Mas a Faurecia salientou que perspectiva recuperar a partir de 2022, quando prevê “retomar o total de colaboradores” que tinham antes da pandemia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário