Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Distrito de Bragança é dos que regista menos acidentes de trabalho com vítimas mortais

 O distrito de Bragança está entre os que menos acidentes de trabalho com vítimas mortais regista desde 2018, a nível nacional.
Segundo os dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), até junho do presente ano, o distrito ainda não tinha qualquer registo de fatalidade em contexto laboral.

Ainda assim, os acidentes de trabalho são recorrentes, e a forma de os reduzir passa por uma mudança de mentalidades, considera Paulo Guerreiro, Inspetor de Trabalho da ACT:

“Infelizmente ainda existe a cultura do facilitar, do arriscar, e não pensar. É importante mudar mentalidades e a formação é muito importante para isso. As pessoas têm de perceber quais as matérias fundamentais no âmbito da organização e segurança no trabalho, bem como a importância do relatório e avaliação de riscos, ou escolha das máquinas e equipamentos. Por exemplo, na construção civil, as quedas em altura são um problema, não só em Portugal mas na Europa. Nós não somos uma entidade sancionatória, estamos cá é para ajudar a fazer parte da solução.” 

Declarações à margem da Sessão de esclarecimento sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho e Segurança em Obras na Construção Civil, promovida pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros.

Para Paulo Moreira, presidente da associação, estas iniciativas são o meio de esclarecer dúvidas e até aspetos legais:

“Em todas as empresas, a higiene e segurança no trabalho é obrigatória. Conciliamos esta oportunidade, aberta a toda a população, tentando esclarecer e criar uma abordagem de esclarecimento a certas questões que por vezes podem induzir em erro.”

E as próximas sessões promovidas pela ACISMC já estão programadas:

“A próxima sessão pensada é para um simulacro da ANPC e dos Bombeiros. Achamos que isso é importante em prol dos empresários. Esta ideia deverá acontecer no início do próximo ano. Depois, acontecerão outras sessões a nível da bazuca, bem como de investimentos e dinheiro que pode ser usado em candidaturas.”  

Iniciativas previstas para acontecer no próximo ano.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário