Até sexta-feira, várias entidades do concelho juntam-se para assinalar a data. Entre elas está o projecto CLDS 4G de Mirandela "Gerações em Movimento". Segundo a coordenadora, Vanda Preciso, as acções programadas pretendem sensibilizar a população para a necessidade de diminuir a pobreza.
“Tentámos pôr nesta zona da cidade, onde as pessoas têm tendência a circular mais a pé, estes sinais de STOP, que pretendem fazer com que as pessoas parem e olhem para eles e de alguma forma fiquem sensibilizadas para estas questões. Sabemos que nunca é fácil numa acção reduzirmos a pobreza, mas se todos estivermos mais atentos, conseguimos contribuir para isso”, referiu Vanda Preciso.
O CLDS 4G de Mirandela tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais com maiores níveis de fragilidade social no concelho. Em relação à pobreza, Vanda Preciso diz que os casos estão muito associados à vergonha de pedir ajuda.
“Nas aldeias, às vezes, a pobreza está uma bocadinho escondida e está um bocadinho distante da ajuda e é importante que as pessoas estejam atentas a isso, sobretudo àqueles que têm mais dificuldade em procurar ajuda, em procurar os serviços, porque esses, às vezes, é que vivem em situação de pobreza, não são tanto aqueles que de alguma forma já se habituaram a utilizar os serviços e os subsídios”, frisou.
Até sexta-feira será elaborado um vídeo de sensibilização a nível escolar vocacionado para esta temática, um cartaz e será feito um levantamento das necessidades para a resolução de problemas no âmbito do Conselho Local de Acção Social, com a colaboração da comunidade escolar e encarregados de Educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário