Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Distrito tem mais 58 idosos sozinhos ou isolados que no ano passado

 No âmbito da operação Censos Sénior, em 2021, a GNR identificou 3343 pessoas nesta situação no distrito, mais 58 do que em 2020
O responsável das Relações Públicas do Comando distrital de Bragança da GNR, Hernâni Martins, refere que se trata de um aumento, mas apenas ligeiro, em linha com o crescimento a nível nacional. "Neste número está incluída população que vive sozinha, isolada, sozinha e isolada ou pessoas, que fruto de problemas de saúde, são também sinalizadas. Há um ligeiro aumento dos idosos sinalizados. Não é preocupante. É um número mais ou menos parecido ao dos anos anteriores".

Vila Real foi o distrito com mais idosos sinalizados, num total de 5191, e Bragança foi o sexto com mais idosos sozinhos e isolados. O agravamento de algumas fragilidades das pessoas neste contexto foi uma das preocupações dos militares da GNR no decorrer desta operação. "No âmbito do policiamento também tentámos perceber se os idosos já foram vacinados. Pode haver ainda alguma situação em que seja necessário encaminhar para as autoridades de saúde. Também tentámos perceber o que é que neste ano mudou. Procurou-se, em 2020 e agora em 2021, perceber a situação dos idosos e as eventuais necessidades acrescidas".

A identificação de cuidadores de idosos foi uma novidade este ano no processo.

A nível nacional, a GNR identificou quase 44 mil e 500 idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, na acção de patrulhamento e sensibilização à população mais idosa Censos Sénior, que decorreu ao longo do mês de Outubro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário