Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Produtos transmontanos têm uma nova marca

 A Sortegel, que transforma dez mil toneladas de castanha por ano, acaba de lançar a marca Quinta de Arufe direcionada ao consumidor final. Queijo e azeite vão fazer parte do cabaz transmontano.
A Sortegel, que se assume como a maior transformadora de castanha em Portugal e um das maiores na Europa, acaba de lançar uma nova marca intitulada de “Quinta de Arufe”, em parceria com o chefe Chakall. Para além da castanha, a nova marca vai contar com produtos transmontanos como queijo e azeite, direcionados ao consumidor final.

Em declarações ao ECO, Hugo Soares, administrador da Sortegel, disse que “aproveitaram a ocasião da Expo Dubai para lançar a nova marca, Quinta de Arufe, com produtos que produzem dentro do grupo”. “Para além da castanha, que é o produto rainha, vamos comercializar queijo e azeite transmontano”, adianta. O objetivo desta nova marca é conquistar os mercados externos, mas também afirmar-se no mercado nacional.

Os produtos da Quinta de Arufe já estão disponíveis aqui e “em breve estará nas bancas e nas grandes superfícies”, adianta o administrador.

A Sortegel transforma dez mil toneladas de castanha por ano, têm duas quintas com produção própria de castanha e compram em toda a região castanha para transformar. “A transformação que fazemos é pelar a castanha e congelar. Toda a castanha congelada que se consome em Portugal é nossa”, conta com orgulho Hugo Soares.

Da produção anual de castanha da Sortegel cerca de 25% destina-se à comercialização em fresco sendo os restantes 75% destinados ao descasque e congelação. O grupo exporta entre 70 a 80% da produção de castanha principalmente para Itália, França e Alemanha. O ano passado a Sortegel faturou 27 milhões de euros.

A Sortegel nasceu em 1987, está localizada em Bragança, historicamente uma região de grandes plantações de castanheiros. O grupo conta com cerca de 400 hectares de produção própria de castanha com apanha mecânica e manual e emprega mais de 150 pessoas.

Fátima Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário