Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Mirandela e Valpaços lançam primeiro marco do Caminho de Santiago

 O Troço do Caminho Português de Este de Santiago, entre Mirandela e Valpaços, que estabelece a ligação ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, integra um importante património cultural, imaterial e material que se assume como um importante produto turístico que importa preservar, promover e valorizar.


Está em curso a marcação do troço do Caminho Português de Este de Santiago, que ligará Mirandela e Valpaços ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, que por sua vez conduzirá os peregrinos até Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha.

O Caminho de Santiago, designa o caminho de peregrinação de origem medieval a Santiago de Compostela, engloba uma rede de diferentes itinerários de peregrinação ao longo da Europa, amplamente reconhecidos como vias de comunicação das mais importantes no cenário europeu.

A sua extraordinária afluência, especialmente nas últimas décadas, ultrapassa a devoção religiosa estendendo-se às motivações espirituais no sentido amplo e ao enorme atrativo cultural, patrimonial e natural da rota. O Caminho Português tem registado um crescimento consolidado, sendo atualmente o segundo percurso mais percorrido a seguir ao Francês.

O Troço do Caminho Português de Este de Santiago, entre Mirandela e Valpaços, que estabelece a ligação ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, integra um importante património cultural, imaterial e material que se assume como um importante produto turístico que importa preservar, promover e valorizar.

Numa estratégia intermunicipal concertada, os dois Municípios avançaram, em 2020, para uma candidatura conjunta ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um valor total de investimento a rondar os 250 mil euros.

Aprovada a candidatura e após a identificação do traçado, encontra-se em execução a fase de marcação o trajeto que abrange os dois concelhos transmontanos.

Para a autarquia de Mirandela, valorizar a excelência do património cultural no contexto das estratégias regionais distintivas de desenvolvimento turístico e promover o desenvolvimento de produtos turísticos prioritários, nomeadamente o turismo cultural, turismo de natureza e turismo de saúde e bem-estar.

Este programa cultural pretende catapultar a imagem da região muito para além das suas fronteiras geográficas, capitalizando todo este potencial turístico onde se insere e dinamizando as iniciativas culturais já existentes. Estima-se que, anualmente, 5 mil peregrinos possam cruzar os dois concelhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário