Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Aldeia de Montesinho


Montesinho é a aldeia serrana que emprestou o nome ao parque natural homónimo. Fica localizada a mais de mil metros de altitude, o que faz dela a aldeia mais alta do Parque Natural de Montesinho. Invisível até ao último minuto, quem chega pela estrada surpreende-se com uma aldeia de arquitetura popular transmontana cheia de cor, florida e bonita. E animada sempre que os visitantes enchem as duas praças frente aos cafés da aldeia. Quando há festa na aldeia, é aqui que acontecem os jogos tradicionais, puxa-se dum instrumento e está montado o bailarico.


O potencial turístico foi notado nesta aldeia de Bragança, o que resultou na revitalização da aldeia mantendo a traça antiga das casas de xisto e granito, telhados de ardósia negra e varandas de madeira. Muitas delas são alojamentos de Turismo Rural que vieram reforçar a sensação de aconchego desta aldeia genuína. Um bom refúgio da azáfama citadina para quem procura aquele sossego que só as aldeias de Bragança oferecem. O clima de extremos desta aldeia plantada em Plena Serra do Montesinho contribui, e muito, para a excelência das suas iguarias gastronómicas como o afamado Cabrito de Montesinho e produtos de fumeiro.


Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, sugerimos que vá percorrer o percurso pedestre circular Trilho Porto Furado (PR3), o nosso trilho favorito da Serra de Montesinho. O trilho começa e termina na aldeia de Montesinho e ao longo dos seus 8km irá atravessar um sem número de lameiros, ver curiosas formações rochosas, visitar a Barragem da Serra Serrada, a represa e canal romanos do Porto Furado (que serviam para a exploração do ouro) e o Castro Curisco.

A não perder numa visita à aldeia de Montesinho
Igreja de Santo António (séc. XVII) | Ribeira de Vilar | Museu e Núcleo Interpretativo | Parque Natural de Montesinho | Barragem da Serra Serrada | Barragem de Veiguinhas | Complexo mineiro do Portelo.

Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário