quarta-feira, 18 de maio de 2022

ALDEIA vai dar a conhecer ervas e cogumelos silvestres da primavera

 No próximo sábado, dia 23 de Abril, a associação ALDEIA vai promover no Campo de Víboras (Vimioso), uma saída de campo para dar a conhecer a diversidade de plantas e cogumelos silvestres existentes na região e os seus usos na nossa alimentação.


De acordo com Isabel Sá, presidente da ALDEIA, para além da identificação das espécies, o passeio do próximo sábado, tem como propósito oferecer às pessoas a possibilidade de usufruírem da natureza em plena primavera.

“Na manhã de sábado vamos realizar um pequeno passeio e a recolha de plantas e cogumelos na área circundante a Campo de Víboras. Depois regressamos à aldeia para fazer um almoço partilhado. E a seguir ao almoço vamos fazer a classificação das plantas e cogumelos recolhidos no campo”, adiantou.

Segundo Isabel Sá, a classificação das espécies recolhidas vai depois ser doada ao café da aldeia, para que as pessoas que por ali passam possam conhecer melhor a flora existente na região.

Questionada sobre que espécies poderão vir a encontrar no próximo sábado, a presidente da ALDEIA, indicou, por exemplo, a erva-alheira, os tomilhos e as pantorras.

De acordo com a associação ALDEIA, a paisagem, a biodiversidade e os modos de vida do povo tornam o nordeste transmontano uma das regiões privilegiadas do país, principalmente para quem procura um contacto próximo e genuíno com a natureza e com o mundo rural.

A ALDEIA é uma associação que tem como objetivo contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentado na conservação da natureza e na preservação da cultura e tradições que sobrevivem nos meios rurais.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário