Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de março de 2023

Cruz Vermelha de Bragança recebeu financiamento para apoiar refugiados

 A Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa vai receber financiamento para apoio a refugiados ucranianos e afegãos

Duarte Soares, presidente da delegação de Bragança, que se tem dedicado, nos últimos tempos, ao acolhimento de migrantes, explica que foi apresentada uma candidatura ao fundo para o Asilo, Migração e Integração, do Alto Comissariado para as Migrações.

“É uma área que necessita de maior investimento, em que estamos em franco crescimento, temos estado na linha da frente na prestação de acolhimento e orientação às pessoas que nos procuram”, disse, acrescentando que “Bragança recebe largos milhares de euros, não temos ainda um valor definido, que servirão para apoiar refugiados que vêm de país que estão em situação de conflito de guerra”.

O dinheiro servirá para apoiar estas pessoas a vários níveis, nomeadamente no que toca à habitação, assistência em saúde, tradutores e bens de primeira necessidade.

“O projecto tem muitas rúbricas que vão desde o acolhimento de emergência, portanto a Cruz Vermelha financiar o pagamento de rendas, tem financeiro directo a cada um dos beneficiários, tem financiamento para recursos humanos que vão estar dedicados exclusivamente a acompanhar estas pessoas, tem também financiamento previsto para acções e intervenções de sensibilização”, acrescentou.

Neste momento, a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa acolhe 34 migrantes. Destes, 10 são oriundos da Ucrânia e do Afeganistão. Duarte Soares diz que há muitas pessoas destes países que vieram quase por conta própria e não tiveram um acolhimento tão institucional. Serão ajudadas estas e outras pessoas que, futuramente, venham para a região.

A delegação diz que este financiamento vem numa altura muito oportuna, considerando a necessidade de manter mecanismos de solidariedade que se foram reduzindo com o arrastar dos conflitos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário