Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de março de 2023

Exposição "Civilizações" de Nadir Afonso

 "A vida de Nadir Afonso traduz-se na entrega absoluta à arte e à estética como um desígnio ou uma obsessão.
Nadir Afonso, o artista teórico defende que a arte desenvolve, no espírito, o sentido do rigor e da exatidão e incita-nos a procurar para lá dos mistérios convencionais, a verdade simples que existe nas coisas. “A arte clarifica os espíritos e dignifica o homem. “A arte humaniza” (Sensibilidade Plástica, 1958) ou a “essência da obra de arte é de origem geométrica”(O Sentido da Arte, 1983) são princípios basilares do seu pensamento e  justificam o interesse da obra de Nadir Afonso e agora apresentado no formato de serigrafias no Centro Cultural de Vinhais. 

A exposição, Nadir Afonso, é constituída por um conjunto de serigrafias editadas ao longo quase 40 anos e três tapeçarias realizadas pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre onde as cidades são tema dominante. Trata-se de uma viagem através da obra múltipla de Nadir Afonso, que integra trabalhos como Évora Surrealista em que a transfiguração da paisagem em formas oníricas à Cidade dos Príncipes. Percorrer a exposição de Nadir Afonso é realizar uma viagem através dos campos, das cidades, de civilizações, desde Veneza à Cidade Incerta, desde Apolo à Esfinge."

Laura Afonso
Fundação Nadir Afonso

De 10 de março a 9 de julho de 2023, visite esta magnífica exposição no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário