Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de março de 2023

JUNTA DE FREGUESIA DE MIRANDELA LANÇA APOIOS NA TAXA DE OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

 Desde 2021 que, de forma excecional, foi permitida a colocação de esplanadas nos lugares de estacionamento. A Junta de Freguesia menciona que continua a autorizar que a situação se repita, no entanto, as mesmas têm de ser submetidas a uma avaliação individual no que diz respeito à segurança, mobilidade, acessibilidade e ao bem-estar coletivo.


A Junta de Freguesia de Mirandela reconhece que os comerciantes se encontram em processo de recuperação no que toca à sua atividade, isto porque foram vários os fatores que levaram à diminuição da sua receita, sendo o covid-19 um desses exemplos. Por esse mesmo motivo, esta sexta-feira, foram tomadas um conjunto de medidas a adotar até dia 31 de dezembro de 2023, numa tentativa de ajudar estes comerciantes.

Entre as medidas estabelecidas foi autorizado “a título excecional a colocação de esplanadas em lugares de estacionamento contíguo ao estabelecimento desde que não afetem a circulação pedonal ou rodoviária e não coloquem em causa questões de segurança”, lê-se no comunicado enviado ao Canal N. “As estruturas devem respeitar o regulamento de ocupação do espaço público, devendo ainda ser delimitadas com mecanismos de proteção e segurança realizando uma separação entre o local ocupado e os lugares de estacionamento contíguos” acrescenta a nota de imprensa.

Outro dos critérios lançados foi que os comerciantes vão poder usufruir de um desconto de 50% da taxa de ocupação do espaço público caso as explanadas se mantenham abertas na época baixa de outubro a junho. Caso a ocupação do espaço público seja partilhada entre o toldo e uma esplanada o comerciante fica, também, isento de pagamento o toldo do estabelecimento comercial.

A isenção da licença e taxas sempre que exista publicidade na fachada do estabelecimento comercial e que esta diga respeito aos produtos que se vendem no espaço também foi uma das medidas que saiu esta sexta-feira.

Com estas ações pretende-se realizar “um importante apoio aos comerciantes na certeza que a gestão da ocupação do espaço público tem como objetivo a garantia do interesse geral, da mobilidade e acessibilidade de todos os cidadãos”.

De relembrar que a Junta de Freguesia de Mirandela passou a assumir a competência de gestão do espaço público no dia 1 de janeiro de 2023.

Jornalista: Lara Torrado
Foto: Joana Aires/Canal N

Sem comentários:

Enviar um comentário